A Imbil, maior fabricante nacional de bombas industriais com aplicações em diversos segmentos como Açúcar e Álcool; Alimentícia; Ar condicionado; Combate a incêndio; Irrigação; Mineração; Naval; Óleo e Gás; Papel e Celulose; Química/Petroquímica; Saneamento e Têxtil, vem realizando pesados investimentos para adequar-se à obediência de normas ambientais, exigência cada vez maior para se posicionar num mercado altamente competitivo.
E um dos grandes avanços que a empresa vem obtendo na questão ambiental é a destinação da areia utilizada em processos de fundição, os quais, a Imbil utiliza em larga escala na fabricação de seus produtos. Segundo informações obtidas pela Direção, foram fixadas metas para que toda areia de fundição gerada possa dentro de mais algum tempo atingir 100% de reaproveitamento.
A Engenheira Fernanda Regina Antonio, responsável pelo sistema de gestão ambiental da Imbil relata que atualmente a empresa reutiliza de 65% a 80% de areia, “que é o maior resíduo gerado pelo processo de Fundição”. Ainda conforme explicou, aquele percentual que não é possível à reutilização no processo é enviado para o aterro industrial, enfatizando que a empresa busca sempre destinações ambientalmente corretas.
Construção Civil
Com base em um trabalho de consultas e pesquisas realizadas em experiências bem sucedidas de reaproveitamento deste tipo de material, a Imbil está em fase de adequação para reutilização da areia para a fabricação de componentes usados em grande escala na Construção Civil, como blocos e artefatos de concretos. “Trata-se de um procedimento que requer muito cuidado, com autorização de órgãos ambientais competentes e, principalmente, do licenciamento da empresa parceira. Acredito que em breve teremos uma boa novidade neste sentido”, avaliou.
Segundo Fernanda, com a conclusão desta etapa, a empresa irá consolidar uma importante etapa dentro de seu planejamento estratégico com mais um passo à frente em seu processo de gestão ambiental.
Areia reutilizada poderá ter futuramente aplicação na construção civil
Blocos feitos com material reaproveitado