
Cerca de 40 pessoas compareceram ao encontro de fevereiro na Bicicletada em Itapira.
Novamente os participantes realizaram o trajeto da Av. dos Italianos. A intenção não era repetir o trajeto, mas dessa vez a Bicicletada percorreu a famosa avenida da cidade por outro motivo (além do apoio aos grupos paralelos que estão em campanha para revitalização da ciclovia), neste mês Lucas Fernando Silva, 18, usando uma bicicleta foi envolvido em um acidente envolvendo com um caminhão, próximo ao número 1.400. O ciclista saiu com ferimentos leves, mais poderia ter sido pior. Sua bicicleta foi violentamente arrastada para de baixo do caminhão e não teria chances de sobrevivência se não tivesse escapado.
A Avenida dos Italianos praticamente cruza a cidade, muitos trabalhadores usam a via para ir ao trabalho, supermercados, centro da cidade ou casa dos familiares, infelizmente, atualmente ela está abandonada e a vítima desse abandono foi Lucas Fernando Silva, que teve sorte de sair com vida. Isso não teria acontecido se existisse mais segurança naquele local.
O evento contou com participantes iniciantes, novatos no hábito de usar a bicicleta no centro urbano, com atletas Itapirenses competidores de Montain Bike Profissional, com trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte, donas de casa, uma criança de 8 anos acompanhou todo o trajeto, uma família inteira esteve presente mostrando o caráter de um evento familiar, pai, filho, irmãos e primos estiveram partilhando de uma experiência nova, pedalar por um mundo melhor.
No final do trecho da atual ciclovia (Baia dos Prados) os participantes participaram do tradicional bate-papo da Bicicleta, etapa onde os participantes dão depoimentos sobre o uso da bicicleta na cidade. Em sinal de respeito e mobilização, os participantes discutiram o acidente envolvendo Silva. Algumas dicas foram passadas para os presentes e a pedalada terminou no Parque Juca Mulato para a foto oficial.
Massa Crítica
A Massa Crítica (ou Bicicletada nos países de língua portuguesa) é simplesmente um grupo de ciclistas com organização horizontal (sem lideres) que se encontra mensalmente para aproveitar o prazer e segurança de andar pela cidade em grupo. A frase "não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito" expressa bem sua filosofia.
Os principais objetivos são: divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso desse veículo, tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
A Bicicletada não tem nenhum envolvimento com política partidária, embora alguns indivíduos participem normalmente do grupo. É normal os grupos interarem a Massa, mais a Massa não integra esses grupos.
Qualquer um pode participar, iniciantes são bem vindos, qualquer bicicleta, qualquer idade, percurso curto e urbano.
O maior mote da Massa Crítica é "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas já saturadas das cidades.
Imagens e texto de Alex Avancini