Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
05/11/2013 | A reforma política está pronta para o forno!

 A reforma política está pronta para o forno!

A Proposta de Emenda à Constituição sobre a reforma política tinha dois pontos pendentes até esta terça-feira: tempo do mandato dos cargos eletivos e a reeleição. O texto que começará a tramitar na Câmara dos Deputados a partir da entrega à mesa, nesta quarta, manteve os quatro anos de mandato, mas acabou com a reeleição. Espera-se que a PEC seja votada até maio de 2014.

Era quase consenso a alteração dos mandatos eletivos para cinco anos, mas a duração dos mandatos dos senadores colocou água fria na discussão: reduzir para cinco ou ampliar para 10 anos? O assunto deverá retornar no processo da análise da PEC pela comissão especial.

O PT que foi contra a reeleição de Fernando Henrique, desta vez queria manter o sistema funcionando. Pesou o interesse do PMDB.

Dentre as mudanças mais importantes que deverão ser apreciadas pelos congressistas estão o fim do voto obrigatório, a determinação de um teto nos gastos das campanhas eleitorais e o estabelecimento de um sistema distrital para as eleições de deputados federais.

As mudanças, caso sejam aprovadas, não valerão para as eleições de 2014.

Ué! O TRE suspendeu a exibição da propaganda do PSB. Motivo: o PSB - que é o partido de Eduardo Campos, o candidato a presidente da república que recentemente recebeu o apoio de Marina Silva - estava promovendo nesse programa a imagem do governador Geraldo Alckmin, do PSDB de Aécio Neves. A decisão é provisória e poderá ser alterada via recurso.

Ilegalidade? O vídeo já tinha sido exibido no dia 25 de outubro e estava programado para ser reprisado nos dias seguintes. Por isso a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo requereu a liminar por considerar a exaltação das qualidades de Alckmin como ilegal já que a propaganda serve exclusivamente para divulgar o programa e a ideologia partidária.

Governo sério. Os vídeos vetados pela Justiça Eleitoral exibiam eleitores que enalteciam a seriedade de Geraldo Alckmin. A ideia do presidente paulista da agremiação era mostrar que o PSB só participa de governos sérios. O PSB faz parte do governo estadual. Como o PSB deixou de integrar o governo federal...

Coceirinha. Mas o afago do PSB pode ter colocado uma pulga atrás da orelha do candidato Aécio Neves. Será que São Paulo, na hora do vamos ver, não vai dar uma mãozinha camarada para Eduardo Campos? O velho ditado diz: quem com ferro fere...

Condenado, mas... O deputado federal Paulo Maluf foi condenado no Tribunal de Justiça de São Paulo que o colocou na geladeira por cinco anos com a perda dos direitos políticos, além da multa no valor de R$ 42,3 milhões, por conta do superfaturamento na construção de um túnel quando era prefeito.  Maluf acha que mudará facilmente a decisão no Superior Tribunal de Justiça.

Sem piscar: “Paulo Maluf, como se sabe, é o homem mais honesto que Paulo Maluf conhece. Ao condená-lo pelo superfaturamento de um túnel, o Tribunal de Justiça de São Paulo não abalou a confiança que Maluf tem em Maluf.” E mais: “o que mais incomoda no caso de Maluf não são as dúvidas perpétuas que o perseguem. O que desespera é a certeza que Maluf tem de que Maluf será reeleito.”

Mas não está fácil não! Em outro processo, Maluf pediu que o inquérito que tramita no STF fosse suspenso por entender que a prestação de contas da campanha eleitoral deve ser analisada pelo TSE. O ministro Luiz Fux negou o pedido mantendo o inquérito que investiga a existência de Caixa Dois na campanha eleitoral de 2010. Maluf é acusado de não ter declarado à Justiça Eleitoral R$ 168 mil.

Por cima da carne seca. Nesta terça-feira, um grupinho reunido na praça central, ao tomar conhecimento da possibilidade do senador Aloysio Nunes vir a formar par com Aécio Neves levando o tempero paulista para o tutu mineiro, um deles desabafou: “não tem jeito, esse Totonho tem sorte, vai estar no centro da campanha presidencial do ano que vem em qualquer situação, se não estiver com Aloysio estará com Serra, vocês vão ver.”

Ódio com ódio. O mais engraçado foi um inimigo mortal de Munhoz e antipetista, daqueles que tem náusea só de ouvir o nome do Lula, dizer: “tô vendo uma grande desgraça no ano que vem, se aquele governador pernambucano não entregar a rapadura para a Marina, vou ter que trabalhar que nem um desgraçado para arranjar voto para a Dilma!”

Metrô de Santo Amaro. Nesta segunda-feira o deputado Barros Munhoz participou da cerimônia em que o governador Geraldo Alckmin anunciou o início da escavação pelo segundo dos três tatuzões que vão abrir os túneis por onde passarão os trens da Linha 5-Lilás. Munhoz lutava como subprefeito e continuou lutando na Alesp pelo metrô de Santo Amaro participando e auxiliando nas decisões que levaram à modificação do projeto da Estação Adolfo Pinheiro, a maior em construção da Linha Lilás.

Agenda em dia. Paganini está colocando a agenda de atendimentos em dia depois de duas semanas de grande agitação por conta do aniversário da cidade e viagens em busca de recursos. Está reunindo com as forças vivas da cidade em busca das melhores soluções possíveis: “a semana está sendo produtiva. Estamos resolvendo problemas.” Na semana que vem o Mestre voltará a Brasília com mais projetos em busca de mais recursos.

Guerra santa. A sessão desta terça-feira teve o Pastor Edson Elias orando pela casa legislativa, entoando uma canção religiosa antes do pequeno expediente. Marquinhos durante a sua fala puxou a brasa para a sardinha dele ao se referir aos títulos de cidadania dedicados aos padres católicos. Marquinhos que bem se posiciona na questão da fé, de vez em quando peca ou se mostra inseguro quando o assunto é fidelidade ao grupo político que o elegeu.

Fé! Cesar da Farmácia voltou à tribuna para cobrar o prefeito Paganini sobre as terceirizações dizendo que nada disso constava do programa eleitoral de governo. O vereador acha que daqui a pouco a prefeitura não terá mais servidores, serão todos terceirizados, e acredita que é possível atender as necessidades da cidade, contratando novos funcionários, sem ferir o chamado limite prudencial. Será?

O retorno. O vereador Rafael também usou a tribuna para informar sobre o retorno dele ao HM graças a uma liminar concedida pela justiça local. Disse que foi recebido muito bem pelos servidores e pacientes. Notícias vindas de alguns funcionários do HM, no entanto, mostram que a coisa não é bem assim. Disseram que o doutro ficou boquiaberto com o andamento das obras e das mudanças implantadas. Disseram, ainda, que o outro médico ortopedista foi tão bem mais solicitado e festejado, ao ponto do médico vereador demonstrar em vários momentos cara de quem estava profundamente incomodado. Uma dúvida rolou entre os companheiros: “por que o doutor não quis ficar no CAIS, teimosia ou interesse?”

Humanização. Dr. Mauricio, líder do prefeito, durante o discurso parece ter mandado um recado com endereço certo. Disse que o HM precisa de médicos que atendam os pacientes com amor, carinho e dedicação. Que levantem a cabeça e olhem para a cara dos pacientes, prestem atenção nas palavras deles e que tratem a todos de forma igualitária. 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1362 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções