 17/08/2012 | África do Sul registra o episódio mais violento dos últimos 18 anos
17/08/2012 | África do Sul registra o episódio mais violento dos últimos 18 anosPelo menos 36 pessoas morreram em decorrência de um confronto entre mineiros e policiais, no Noroeste da África do Sul, na região de Marikana. Há informações que a polícia atirou contra os trabalhadores, que reivindicavam aumentos salariais. Anteriormente, dez pessoas, inclusive policiais, foram mortos também durante protestos. A mina da Companhia Lonmim é uma da maiores produtoras mundiais de platina, com 28 mil funcionários.
Para especialistas, é o confronto mais grave registrado no país desde o fim do regime do apartheid (que não concedia direitos à população negra) em 1994. O secretário-geral do Sindicato Nacional de Mineiros (cuja sigla é NUM), Frans Baleni, lamentou as mortes. “Estou extremamente triste. Essas mortes poderiam ter sido evitadas”, disse.
Os confrontos começaram na tarde de ontem (16), quando os policiais tentaram dispersar os mineiros, que protestavam. Os mineiros se reuniram para exigir melhoria nas condições de trabalho e elevação dos salários de US$ 480 para aproximdamente US$ 1.640. Os protestos começaram há uma semana.
Os episódios de violência levaram o Congresso da África do Sul a cobrar das autoridades públicas investigações sobre os confrontos. "O partido ficou chocado e entristecido com o que aconteceu no Longmin da mina", disse o porta-voz do partido ANC, Jackson Mthembu.
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 10/12/2021 -  Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
 10/12/2021 -  Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai 24/03/2017 -  Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
 24/03/2017 -  Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil 24/03/2017 -  Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
 24/03/2017 -  Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade 22/03/2017 -  Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul
 22/03/2017 -  Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul 