Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
11/03/2015 | Alcool é responsável por problemas irreversíveis na gestação

 

ÁLCOOL É RESPONSÁVEL POR PROBLEMAS IRREVERSÍVEIS NA GESTAÇÃO

Médico explica que síndrome alcoólica fetal atinge 3 em cada 10 mil nascidos vivos e chama atenção para a metabolização das bebidas: Cerveja, vinho e uísque tem a mesma quantidade de álcool por consumo.

A recomendação é clara: ingerir álcool durante a gestação afeta o desenvolvimento do bebê, por isso, em qualquer quantidade, o consumo deve ser evitado.  As mulheres que não levam em consideração os efeitos adversos da bebida, e acham que entre uma cervejinha e outra, não há comprometimento da saúde, precisam saber que o perigo está no primeiro gole. É o que explica o professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Mauro Braz de Lima, que palestrará sobre o assunto na IV Jornada da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), que será realizada no dia 14 de março, no Instituto Bairral, em Itapira, São Paulo.

Dr. Mauro enfatiza que é preciso saber que o álcool é uma substancia psicoativa (SPA) que atravessa todas as barreiras biológicas. “A bebida entra na corrente sanguínea e vai para todo o organismo. Em alguns minutos atua no cérebro, agindo de forma depressora. Depois vem a desidratação em razão por problemas causados no metabolismo celular”, esclarece o professor, que é autor do livro “Álcool e Drogas na Gravidez: Síndrome Alcoólica Fetal”.

É justamente sobre esse tipo de síndrome, que o especialista chama atenção. “Ela atinge 3 a 10 cada mil nascimentos vivos. O álcool é responsável por baixo peso, malformações do feto e é a principal causa de deficiência cognitiva na infância. Muitas mulheres só percebem a gravidade do quadro, quando as crianças apresentam dificuldades no aprendizado, na fase escolar. Infelizmente, o problema poderia ter sido evitado, por isso, é necessário frisar que a bebida alcoólica só traz prejuízos à saúde”, afirma José Mauro Braz.

Mas a conscientização não deve partir só da gestante. Dr. Mauro acredita que o governo tem papel primordial em campanhas de promoção da saúde e prevenção do consumo do álcool na gestação. “O alerta deve vir deste a adolescência, com cartilhas explicativas sobre os malefícios do álcool. A sociedade médica também deve estar engajada. Desde a primeira consulta, o ginecologista, por exemplo, precisa explicar as complicações que a bebida alcoólica traz. É importante destacar que a propaganda da cerveja não difere da maconha ou da cocaína, pois estamos falando de uma substância psicoativa”, compartilha.

A quantidade é a mesma – Engana-se que acha que uma lata de cerveja é menos prejudicial que uma dose de uísque. Dr. Mauro ensina fazer as contas, através de uma regra matemática de três simples, que mostra que como ambos trazem os mesmos efeitos psicoativos. “A cerveja possui, em média, 5% de teor alcoólico. Como uma lata tem 350 ml, a pessoa estará ingerindo 17 ml de álcool. Já a garrafa de vinho tem cerca de 11% de teor alcoólico. Se a pessoa bebe uma taça de 150 ml, estará consumindo 16 ml de álcool. O uísque tem, normalmente, 40% de teor alcoólico. Ao beber uma dose de 40 ml, ingere-se o equivalente a 16 ml de álcool. No fim, as quantidades são quase as mesmas”, completa.

Para saber outros fatores de riscos os quais as mulheres brasileiras estão vulneráveis, com o uso de álcool e outras drogas, o médico faz o convite a estudantes, médicos, psicólogos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, conselheiros em dependência química e à imprensa: “No dia 14 de março, durante a jornada “Mulheres, Álcool e Drogas: Qual é o Peso do Gênero”, vamos apresentar informações inéditas sobre o consumo das substância e como podemos mudar esse cenário com o correto tratamento. Participem!”.

Sobre a IV Jornada da ABEAD
O evento acontecerá no dia 14 de março em Itapira, São Paulo, e reunirá os mais notáveis especialistas em dependência química do país. Os jornalistas que desejarem cobrir o evento deverão enviar um e-mail com os dados profissionais para [email protected] ou fazer contato pelo telefone (61) 3327-6827. O credenciamento poderá ser feito até quarta-feira, dia 11 de março.

Fonte: Abead

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1065 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções