Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Maio de 2024
Notícia
26/10/2012 | Aula inaugural do curso de Psicanálise será dia 7

A aula inaugural do curso de Psicanálise será dia 7 de novembro, às 19h, no auditório da ACIMG – Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu – à rua XX de Novembro, 60, Centro. Para participar, basta confirmar presença através dos telefones (19) 3019-6210 ou 8261-7753, com Andrea Veloso. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será posteriormente revertida a uma instituição do município que atenda famílias carentes.

O curso, que terá início dia 24 de novembro, será ministrado pelo psicanalista Ricardo Dih Ribeiro, que também atua como consultor de relacionamentos interpessoais, PNL consultor de empresas e professor da disciplina. O curso terá duração de dois anos. As aulas serão ministradas aos alunos uma vez por mês, aos sábados, das 8h às 18hs. O investimento será de R$ 350,00 mensais.

Ribeiro explica que os participantes, após a conclusão do concurso, poderão atuar como psicanalista em todo o território nacional, pois a profissão é classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/202, sob o nº 2515.50 amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.

O curso não oferece titulação acadêmica.

Ricardo Dih Ribeiro explica que a psicanálise, como estudada no Centro de Formação do IBRAPPER (Instituto Brasileiro de Pesquisas em Psicanálise e Reflexologias) é um conjunto de técnicas de várias linhas e correntes psicanalíticas que permitem novas percepções. Tanto do nosso próprio eu quanto da vida. “É através dela que iniciamos o caminho para o auto-encontro, podendo assim compreender melhor, e como mais profundidade, os mecanismos que nos levam a agir, sentir e pensar”, diz. Acrescenta ainda que, a partir desta compreensão, é possível interagir positivamente nestes processos, analisando os motivos que nos levam a seguir determinados objetivos, se realmente o queremos e as quais atitudes nos levam e nos afastam dos mesmos.

Para Ricardo, o principal instrumento é o amor e não o divã. É através do amor doado que a relação entre o profissional e o paciente é sustentada. “Se não tiver amor a ser doado ao paciente, o psicanalista nada poderá oferecer além de técnicas que podem impressionar em um primeiro momento, mas são vazias e não produzem uma solução de profundidade, consistente”.

O psicanalista, de acordo com Ricardo, pode auxiliar o indivíduo na caminhada para dentro de si, quando está fora; e para fora de si quando está dentro. Para que assim assuma a responsabilidade sobre seus atos e possa agir e não se paralisar frente a vida, para que fale das insatisfações e se cale quando sua fala não for positiva para si mesmo.

Na visão de Ricardo, o grande problema da humanidade atualmente não é o crack, a cocaína ou qualquer outro entorpecente. “O grande problema está sim ligado a um vício. Mas o vício da busca por segurança e reconhecimento. “Somos viciados na aprovação e no amor do outro para estarmos e nos sentimos amados, protegidos e reconhecidos como pessoa”, diz, acrescentando que o papel da psicanálise é resgatar o indivíduo para a sua própria valorização, o seu auto-amor”, conclui.

Fonte: Maria Lúcia Ribeiro

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1321 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções