15/04/2015 | Bairro do Saltinho, em Socorro, recebe o plantio de 1150 novas árvores nativasDas mais de 370 mil mudas de árvores nativas plantadas com o apoio da Copaíba e em parceria com os proprietários de terra da região das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, 130 mil estão crescendo e se tornando florestas em Socorro/SP.
Essa semana o bairro do Saltinho, mais especificamente a propriedade de Eduardo e Gilzeli Echeveria de Araujo, está ganhando 1.150 árvores nativas da Mata Atlântica, que farão parte da mata ciliar de um importante córrego afluente do Rio do Peixe. O córrego que nasce em uma propriedade vizinha, corta o sítio de Gilzeli e desagua em um outro curso d’água, seguindo até o rio do Peixe.
Esses pequenos afluentes são fundamentais para todo o contexto de microbacia. São eles que abastecem os córregos ou ribeirões maiores e vão tomando mais volume até chegarem aos grandes rios. Assim como as nascentes espalhadas por toda a região, cada curso d’água contribui para manter a qualidade e a quantidade de água dos rios. Suas margens devem estar protegidas por árvores – a chamada mata ciliar – vegetação importante que evita a erosão (desbarrancamento) das margens e o assoreamento dos rios.
O plantio de mudas nativas que está sendo realizado nessa propriedade se estenderá por uma área de aproximadamente 3.000m2. Essa área somada a tantas outras que também estão sendo recuperadas é que farão a diferença para garantir a qualidade de água na região futuramente.
Para os proprietários Eduardo e Gilzeli o apoio da Copaíba coincidiu com a iniciativa do casal. “A recuperação no sítio está sendo muito bacana. É um trabalho importante que estamos realizando, tínhamos a preocupação de mudar a nossa paisagem, antes era tudo desmatado. Muitas pessoas não se preocupam em preservar e nós estamos fazendo nossa parte. Assim preservamos todo o ecossistema, os animais e a água”, comenta Eduardo.
Esse trabalho de recuperação esta acontecendo por meio do Verde Novo, um projeto executado pela Copaíba, com patrocínio da Petrobras. As mudas foram doadas para o plantio na propriedade e todo acompanhamento técnico está sendo feito pela equipe da Copaíba. Ao longo de dois anos a Copaíba está assessorando e monitorando esse plantio, para garantir que essas mudas tornem-se uma floresta nativa.
Iniciativas como essas podem e devem ser replicadas. Qualquer propriedade inserida nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia podem receber gratuitamente as mudas e o apoio da Copaíba.
Saiba mais informações no site da instituição www.copaiba.org.br e também na página facebook/associacaoambientalistacopaiba.

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
28/12/2021 - Poupatempo encerra 2021 com mais de 180 serviços eletrônicos disponíveis para a população
16/12/2021 - Mogi Mirim: Dia D arrecada mais de duas toneladas de alimentos para famílias carentes
10/12/2021 - Mogi-Guaçu: SSM faz nova adequação no calendário da coleta de lixo domiciliar
10/12/2021 - Pinhal: Início das obras de infraestrutura das 265 casas do Conjunto Habitacional Paulo Klinger Costa