O Projeto teve destaque na apresentação do 59º Congresso Estadual de Municípios
Na próxima sexta-feira (17), o Projeto Casa Dia irá comemorar cinco anos de atividades contínuas e incluirá além dos festejos, uma sessão solene com a participação do Prefeito Municipal Antonio Luigi Ítalo Franchi, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, Zaira Antunes Franchi, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniele Brandini Pachioni Sioloto e demais autoridades.
O Projeto Casa Dia foi apresentado no 59º Congresso Estadual de Municípios realizado em Serra Negra, estando na programação especial destinada as Primeiras Damas, Presidentes de Fundos Sociais e demais pessoas interessadas.
Na ocasião alguns municípios apresentaram suas atividades e Serra Negra se destacou pelo trabalho realizado com idosos há cinco anos em modalidade não asilar, com o objetivo de promover cuidados diurnos a idosos semi dependentes, buscando apoio e vinculação familiar, a integração social, a melhora da autoestima, autonomia e autoconceito. Além disso, objetiva-se também evitar a solidão, sintomas depressivos inerentes a idade, bem como prevenir riscos pessoais e sociais.
Na ocasião, a Primeira Dama, Professora Zaira Antunes Franchi, elucidou os primeiros contatos e a viabilização do projeto que é desenvolvido em parceria entre as Irmãs Franciscanas da Divina Providência, responsáveis pelo Recanto São Francisco, local onde funciona a Casa Dia. Posteriormente, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniele Brandini Pachioni Siloto, ressaltou pontos técnicos que permeiam o projeto, enfatizando que atualmente a “Casa Dia” encontra-se no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com 21 idosos participantes.
A Prefeitura oferece o transporte de ida e volta, bem como as refeições durante o dia, além de acompanhamento integral realizado por uma psicóloga que foca a estimulação cognitiva, o acompanhamento emocional, entre outros aspectos. Também é ofertado oficinas que envolvem aulas de informática, trabalhos manuais, teatro, música/coral, atividades físicas/dança, além de festas comemorativas e passeios tanto no município quanto na região.
Para participar da “Casa Dia” os critérios para adesão são ser idoso parcialmente dependente; ter documentação pessoal em ordem; ter idade igual ou superior a 60 anos e querer por vontade própria participar do projeto.
Ao longo dos anos de trabalho já foi possível alcançar alguns objetivos, como por exemplo: melhora nos aspectos físicos, incluindo a saúde mental; melhora na qualidade de vida; controle rigoroso de medicamentos; estimulação dos vínculos familiares, além da elaboração do Livro “História da Minha Vida”, o qual foi produzido contando a história de vida de cada idoso participante do projeto.
Ao final da explanação o trabalho foi muito aplaudido gerando comoção nos presentes principalmente pelo fato dos idosos que fazem parte da “Casa Dia” estarem no auditório também assistindo a apresentação.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.