Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
03/04/2015 | Barreto: Ele tinha comprometimento com a profissão

Salto com vara, uma de suas especialidades

 

Formado no ano de 1986, pela Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), José Renato Gomes Ferreira é mais um itapirense na lista daqueles que escolheram a profissão por influência do professor José de Oliveira Barretto Sobrinho. Atualmente ele exerce a profissão de pro­fessor de Educação Física no Anglo de Itapira, onde está desde 1987 a convite do próprio Barretto, e no Instituto de Psiquiatria Amé­rico Bairral, desde 1988.

Renatinho, como é cha­mado por todos, sempre gostou de esporte e teve a vida ligada a ele. Como residia nas proximidades do IEEESO, era ali que gostava de brincar. “A vida toda fui um garoto que adorava os esportes. Nos primei­ros anos de vida praticava escalada, brincando nas árvores da minha casa e em cima da própria, não precisa dizer o que a mi­nha mãe passava, e seguia meu pai que jogava futebol e basquetebol”, recorda. “Mesmo antes de ter idade escolar para frequentar as aulas de Educação Física já frequentava as dependên­cias do IEEESO, observando o professor Barretto e seus alunos, e pedindo para brin­car, pois, morava próximo à escola e adorava estar naquele ambiente. Para mim, praticar esportes era muito prazeroso”.

Mas, foi a partir do mo­mento em que passou a ter aulas com o professor Bar­retto que seu sonho se re­alizou. “Foi tanta felicidade que nunca mais me separei do esporte”, explica. “Com o passar do tempo o Barretto me ajudou a desenvolver minhas potencialidades, sempre me incentivando e me cobrando quando necessário, apesar de ser um garoto tranquilo”.

E essa convivência fez com que optasse pela car­reira na área de Educação Física. “Convivendo tantos anos com a Educação Física, fazendo o que gostava e sob a orientação e os cuidados do professor Barretto, decidi que era isso que queria para o meu futuro. Transmitir o que tinha aprendido e continuar fazendo o que gostava”, reconhece. “Foi principalmente por influ­ência dele que hoje sou também um professor de Educação Física, tento in­clusive o privilégio de ter sido convidado por ele para trabalhar ao seu lado no Anglo, a partir do ano de 87, onde estou até os dias de hoje”.

 

Ensinamentos

O período em que foi aluno do mestre deu a Rena­tinho a chance de aproveitar seus ensinamentos para aplicar na carreira. Foi ali que desenvolveu suas po­tencialidades como profis­sional da área de Educação Física. “Durante os sete anos em que fui diretamente seu aluno pude ter contato com um professor que realmente se preocupava com seus alunos, exigindo em todos os momentos respeito mútuo, companheirismo, trabalho em equipe, perseverança, entre outros valores. Mas o que mais chamava a mi­nha atenção até mesmo depois de deixar a escola era o comprometimento que o Barretto tinha com a sua profissão, a seriedade com que encarava as suas responsabilidades e não eram poucas, pois, ministrar aulas para todos aqueles garotos não era fácil. Jamais ele deixou de demonstrar segurança no que fazia. Era sempre motivo de orgulho fazer parte de suas equipes de treinamento e participar dos eventos que realizava, pois eram bem planejados e executados, como por exemplo os passeios cam­pestres, os acampamentos, os torneios interclasses e a Olimpíada interna”, elogia. “Enfim, ser aluno do profes­sor Barretto foi receber não só ensinamentos esportivos, mas receber ensinamentos para a vida”.

Com a opção para o fu­turo escolhida, o caminho estava pronto para ser tri­lhado por aquele jovem cheio de ideias e ideais. “Por influência do profes­sor Barretto hoje também sou professor de Educação Física”, diz Renatinho, hoje com 49 anos, casado e pai de dois filhos que também seguem o caminho do es­porte.

Com um histórico de conquistas no esporte, Renatinho disputou com­petições importantes e ob­teve resultados marcantes. ”Possuo algumas conquistas que me deixam muito or­gulhoso”, frisa. “Durante a vida escolar sempre partici­pei dos eventos esportivos organizados pelo professor Barretto, fazendo inclusi­ve parte das equipes de treinamento de ginástica olímpica, basquetebol e atletismo. Fui destaque como atleta dentro e fora da escola. Dentro da escola me sagrei campeão de vá­rios esportes e no atletismo principalmente, chegando a ser o atleta mais eficien­te e capitão vencedor nas Olimpíadas Internas em duas oportunidades. Fora da escola fiz parte da equipe de voleibol da cidade como levantador, mas me desta­quei mesmo no atletismo, sendo campeão estadual e brasileiro do decatlo em 82, em competição realizada em Brasília, o CEB’s - Campeo­natos Escolares Brasileiros -, quando estudava no 3º Colegial. Fui tricampeão do salto com vara nos Jogos Regionais, vencendo nos anos de 1983, 1985 e 1987. Campeão do lançamento do dardo também nos Jogos Regionais, no ano de 1987 e campeão do salto em dis­tância no ano de 1985. Tive ainda outro resultado de expressão no ano de 1985, sendo o vice-campeão do salto em distância nos 50º Jogos Abertos do Interior, o Jubileu de Ouro, derro­tado apenas pelo saudoso Francisco de Oliveira, irmão do famoso João Carlos de Oliveira, o João do Pulo”.

Até hoje Renatinho se­gue a carreira colocando em prática tudo que aprendeu com o professor dos tempos de ESO. “Aprendi muito com essa figura enigmática e única, que é o professor Barretto, o ‘seo’ Zé, como o chamo carinhosamente, lembrando daqueles bons momentos que passei em sua companhia, lembrando também de seus ensina­mentos, mas acima de tudo da postura séria e compro­metida para com seus co­mandados, exemplo de um verdadeiro líder servidor, que é aquele que lidera, mas, sobretudo serve aos interesses de seus alunos, deixando-os apaixonados pelas aulas de educação física”, frisa.

 

Pódio do salto em distância em 85 com Renatinho e Adorno

Carmona, Paulo Adorno, Renatinho, David Moro Filho, Gildo Piardi e Kally em 85

Jogos Abertos de 87, vice-campeão no salto em distância

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1096 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções