Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
26/08/2014 | Caged de julho aponta recuo no número de vagas no município

 

Corroborando com o coquetel de péssimas no­tícias na área econômica , o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desem­pregados) informou que julho deste ano teve o pior resultado desde 1999. Em Itapira não foi diferente, o saldo entre admissões e demissões ficou nega­tivo em 94 postos. Mogi Mirim, entre as cidades da região, foi a que mais sofreu, com 230 de saldo negativo. Mogi Guaçu teve 93 e Amparo 40 postos a menos.

Apesar disso o saldo de Itapira continua po­sitivo no período de ja­neiro a julho, com 1.280 empregos com carteiras assinadas. Mogi Guaçu tem o melhor resulta­do da microrregião com 1.929 empregos de saldo positivo, Amparo tem 269 e Mogi Mirim 62. Para o secretário de Desenvol­vimento Econômico do Município, Sérgio Augusto Lopes Pinheiro, o Guto Pinheiro, os resultados refletem uma realidade que tem sido perceptível para os agentes econômi­cos de uma forma geral, mas que passa ao largo das análises do governo federal. “A gente tem que ser realista. Não se trata de pessimismo. Trata-se de realidade. O nível de confiança do empreen­dedor está entre os mais baixos da história recente, o mesmo pode se dizer do nível de confiança do consumidor. Mais de 50 milhões tem algum tipo de dívida contraída, dos quais quase metade com duas ou mais prestações atrasadas. O quadro atu­al é muito próximo à re­cessão e temo que isso mais lá na frente venha a impactar ainda mais a questão do emprego”, avaliou Pinheiro.

Ele disse as empresas locais que gravitam em torno da indústria auto­motiva sentem os efeitos da queda nas vendas e estão demitindo. “O setor automotivo é o que mais tem sentido na pele a crise atual. Depois das férias coletivas, dos lay-offs (suspensão temporária do contrato de trabalho) o próximo passo será demi­tir os trabalhadores, caso a almejada recuperação não chegue”, advertiu. Poroutro lado lembra que o setor do agronegócio ainda vive um bom mo­mento e que isso traz im­pacto positivo no setor de máquinas agrícolas, que emprega muitas pessoas na cidade. “De uma forma geral nossa indústria de transformação tem tido um comportamento de­sejável, mas diante das atuais circunstâncias fica um enorme ponto de inter­rogação até quando isso vai continuar ocorrendo”, observou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1561 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções