Na terça-feira, 10, a Secretaria de Esportes e Lazer recebeu a visita de Alonso Geraldo Carmona, 53 anos, um dos principais corredores de Itapira, sendo o único atleta itapirense a vencer os 21K da Meia-Maratona Prof. Cândido Moura, em 1985, marcando o tempo de 1h10.
Carmona reviu os amigos do esporte, como os professores Humberto Luchetti, Paulo Pedro de Almeida, Flávio Chiavelli Figueiredo e o Diretor da Secretaria de Esporte e Lazer, Flávio Boretti. Carmona também fez questão de abraçar o amigo Glauco Lauri, onde recordaram grandes momentos da trajetória do ex-corredor itapirense, com passagens brilhantes nas Corridas de São Silvestre, Jogos Regionais e Abertos e inúmeras provas pedestres. "Parei de correr e representar Itapira em 1986", relembra Carmona, que estreou nas pistas aos 14 anos, nos Jogos Regionais, em Jundiaí, no ano de 1974. Por mais de 20 anos trabalhou como monitor de atletismo, auxiliando feras da modalidade, como os professores Miguel de Arruda, Gildo Piardi, Paulinho Teté e Valdir Barbanti. "Trabalhava com o coração, pelo esporte, ajudando como monitor nos eventos do Departamento de Esportes, no sentido de formar cidadãos", lembra.
Hoje, Carmona reside em Mogi Mirim, onde trabalha na empresa Woly Salgadinhos. "O Carmona foi um especialista nas provas de 5K,10K e 1.500 metros. Foi emocionante transmitir pela Rádio Clube a sua vitória na Meia-Maratona Prof. Cândido Moura, em 1985", salienta Glauco Lauri. Nos Jogos Regionais de 1982, em Itapira, Alonso Geraldo Carmona conquistou 3 medalhas para nossa cidade, sendo 2 de ouro nos 10K e 5K e 01 de prata nos 1.500 metros. "Fiquei muito feliz e orgulhoso ao saber que o Glauco vem treinando e participando de provas pedestres, com meu grande amigo Soriani, um dos grandes atletas de Itapira. Mesmo sem enxergar, o Lauri conseguiu completar os 15 quilômetros da São Silvestre às 3 horas da tarde, num grande exemplo de superação", comenta Alonso Carmona.
Para encerrar, o bate-bola na SEL, "Carmoninha" teceu elogios ao incansável professor José Barretto. "Foi com o professor Barretto que tudo começou. Ele formou uma geração de campeões", elogia.
Foto: Eric Apolinário/Gazeta Itapirense
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.