10/07/2013 | Coreias tentam acordo para reabertura de complexo industrialRenata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Representantes dos governos das Coreias do Sul e do Norte começaram hoje (10) as negociações para a reabertura e normalização das atividades na área industrial do Complexo de Kaesong, cujo fechamento dura três meses - desde o agravamento das ameaças de ataque dos norte-coreanos à península. Os dois governos definiram condições para avançar em busca de um acordo.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul informou que sua delegação, formada por 23 pessoas, exige que a Coreia do Norte ative as salvaguardas para evitar novo fechamento do complexo industrial. O Complexo de Kaesong está localizado na região de fronteira entre as duas Coreias, na parte Norte.
A Coreia do Norte, por sua vez, exige aumento de salário para os seus trabalhadores que operam as indústrias sul-coreanas, além da ampliação do complexo e a construção de mais dormitórios.
Até o fechamento de Kaesong em março, 123 empresas sul-coreanas fabricavam mercadorias utilizando a mão de obra de aproximadamente 54 mil empregados norte-coreanos em suas instalações.
Na semana passada, os dois governos decidiram organizar viagens de empresários sul-coreanos à área industrial para verificar o que pode ser desenvolvido na região e retomar o funcionamento do complexo.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur
Edição: Graça Adjuto
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-10/coreias-tentam-acordo-para-reabertura-de-complexo-industrial
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul