SÃO PAULO - Tudo definido. Após a disputa da última rodada - a 19.ª - da fase de classificação, o Campeonato Paulista...
SÃO PAULO - Tudo definido. Após a disputa da última rodada - a 19.ª - da fase de classificação, o Campeonato Paulista conheceu as chaves das quartas de final, que serão disputadas no próximo domingo.
Com o empate em Mogi Mirim por 1 a 1 com o Oeste e a derrota do Palmeiras por 2 a 1 para a Ponte Preta, o São Paulo terminou com a primeira colocação, somando 41 pontos. Agora, a equipe do técnico Paulo César Carpegiani terá pela frente a Portuguesa, que venceu o São Bernardo por 1 a 0, chegando aos 28 pontos e garantindo a oitava posição, deixando para trás São Caetano, Paulista e Americana.
Ao Palmeiras, que terminou com a mesma pontuação do São Paulo, coube a segunda posição e o Mirassol - sétimo colocado - como adversário nas quartas da competição estadual.
Em terceiro aparece o Corinthians. A vitória por 2 a 0 sobre o rebaixado Santo André fez com que a equipe do técnico Tite chegasse aos 38 pontos. O adversário nas quartas de final será o Oeste, que terminou em sexto.
O último confronto das quartas de final promete ser um dos mais equilibrados. O Santos terminou na quarta colocação, com 38 pontos, e terá pela frente a Ponte Preta, que fechou a fase de classificação com a quinta posição após a vitória sobre o Palmeiras.
Rebaixamento. Grêmio Prudente e Santo André ganharam a companhia de mais dois clubes, fechando os rebaixados da competição. São eles: Noroeste e São Bernardo.
Os confrontos das quartas de final:
(1.º) São Paulo x (8.º) Portuguesa
(2.º) Palmeiras x (7.º)Mirassol
(3.º) Corinthians x (6.º) Oeste
(4.º) Santos x (5.º) Ponte Preta
Os resultados da 19.ª rodada:
Ponte Preta 2x1 Palmeiras
São Paulo 1x1 Oeste
Santo André 0x2 Corinthians
Portuguesa 1x0 São Bernardo
Santos 3x0 Paulista
Botafogo 3x0 Mirassol
Grêmio Prudente 1x0 Americana
São Caetano 0x2 Linense
Ituano 2x0 Noroeste
Bragantino 2x3 Mogi Mirim
Uma vitória em casa e diante de um rival ameaçado pela queda. Teoricamente, o São Caetano tinha tudo para alcançar com certa traquilidade sua classificação à fase quartas de final. Não conseguiu. Perdeu por 2 a 0 para o desesperado Linense e viu a Portuguesa avançar, após a suada vitória sobre o rebaixado São Bernardo por 1 a 0.
Com isso, a Lusa encerrou sua participação com 28 pontos, dois à frente do São Caetano. “Foi uma vitória com garra. Tivemos a competência de vencer um jogo complicado e contamos com a sorte da derrota do São Caetano”, disse o técnico Jorginho, da Portuguesa.
Antes mesmo de sua partida começar no ABC, o São Caetano já sabia que o Paulista, seu rival mais próximo, perdia para o Santos por 2 a 0. Ou seja, a tarefa parecia mais fácil. Mas não encontrou muitas facilidades diante do Linense. Até tinha mais posse de bola, mas faltava qualidade na finalização.
Para sua sorte, o rival de Lins não aproveitou duas belas oportunidades na etapa inicial. Não bastasse isso, outro adversário da região estava ‘ajudando’ o São Caetano. O São Bernardo segurou a Portuguesa, no Canindé, e foi para o intervalo empatando sem gols.
“Precisamos melhorar. Por enquanto, o resultado está sendo suficiente. Mas não podemos ficar torcendo por outro resultado e não fazer a nossa parte”, comentou Anderson Marques. Mas o Linense voltou melhor e, logo aos 8min, Éder fez 1 a 0. Isso aumentou a pressão sobre o São Caetano.
O time não se encontrava em campo, errava passes e, quando chegava, finalizava mal. Para piorar, aos 39min, Éder marcou outro e determinou a desclassificação dos donos da casa.
O jeito era torcer por um revés da Lusa, que não aconteceu. A Portuguesa pressionou bastante. Mas não conseguiu fazer o gol que significaria sua classificação. O sufoco avabou no final, aos 44min, com Ananias. O tento significou sua classificação e a queda do São Bernardo.
Noroeste e São Bernardo são rebaixados
Ituano e Noroeste se enfrentavam em uma espécie de ‘final’. Além de vencer, cada time necessitava torcer por outros resultados. O time de Itu ganhou por 1 a 0, se livrou da queda e mandou o rival de Bauru para a Série A2. O outro rebaixando do dia foi o São Bernardo, que fez sua estreia na elite --Santo André e Grêmio Prudente também caíram. Outros jogos deste domingo: Botafogo-SP 3 x 0 Mirassol; Grêmio Prudente 1 x 0 Americana; e Bragantino 2 x 3 Mogi Mirim.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.