Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Maio de 2024
Notícia
16/08/2011 | DROPES: 32º capítulo.

Recomendação quase médica.

Um pré-candidato a vereador às eleições do ano que vem, respeitado no meio político itapirense, comentou nesta semana, com amigos, que esta coluna deve ser lida, capítulo por capítulo, por todos os futuros candidatos, novos e antigos. Segundo esse propagandista espontâneo, o Dropes está propiciando um curso rápido de como não fazer bobagens na vida pública. 

A convenção do PC do B.

Ontem, aconteceu a convenção do PC do B. A executiva ficou na mesma, Tiago presidente, Luizinho vice, Edgar como secretário de organização, Sillas na secretaria de finanças e Beto Coloço na comunicação. Cerca de 40 pessoas compareceram. O clima foi tranquilo, mas como o Dropes já anunciou, os caminhos do partido continuam indefinidos.

Dando os nomes aos bois.

A divisão é clara na executiva. Tiago e Edgar querem apoiar Alberto Mendes. Pasté e Sillas preferem o candidato da situação, desde que Mané não seja o candidato e nem passe por perto do comitê eleitoral. Beto, na sobra, defende uma candidatura própria. O diretor do jornal “A Cidade” acredita que no frigir dos ovos, Mendes, Mané, Dado e Sônia estarão unidos, contra Munhoz.  

Dado com os burros n’água?

Para quem pensou que Dado tinha desistido de ser candidato, dançou. Aí está o homem do SAAE, amigo de primeira hora do prefeito Toninho Bellini, com o nome lançado pelo PSB na sessão de Câmara desta terça, dia 16. A pressa no lançamento,  segundo informações, mais do que sigilosas, diz que em pesquisas recentes Dado Boretti ficou na frente de Manoel Marques e com um índice de rejeição infinitamente menor. A mesma fonte, no entanto, disse o nome dele é inversamente proporcional à rejeição de Manoel. Nos setores mais prósperos da cidade, ganha Dado. Nos mais populares, Mané.  

Mas Dado não está só.

Além de Manoel Marques, Sonia Santos ao que tudo indica ganhou carta branca para anunciar a sua pré-candidatura pelo PT. Na sessão de Câmara desta terça, dia 16, depois que Mino Nicolai lançou Dado, olhou para o presidente da casa e destilou: “Fique tranquilo presidente. No senhor o prefeito Toninho Bellini não vai dar rasteira.” Todo mundo queria saber porque Sonia tinha tanta certeza dessa afirmação. Ninguém soube responder.

E agora Mané?

Manoel Marques não deu a menor bola para a torcida adversária. “Eu saúdo o candidato do PSB. Eu sou do PV. Se tivermos que partir para a disputa, partiremos. Quem tiver o maior cacife, ganha. Estou na frente de todos. Estou trabalhando a muito tempo”. Para mais tarde dar a informação de que ainda não tem a aprovação da família. Seria um arremedo de desculpa futura preparada?

Quatro contra um! Se fosse cinco, seria pecado.

Ao se manter os pré-candidatos, a eleição do grupo liderado pelo deputado Barros Munhoz são favas contadas. Mas não será assim. Manoel e Dado, nesse momento, funcionarão como calços para segurar o PV e o PSB. Querem dificultar a ação das regionais dos partidos. Mesmo assim, Manoel Marques declarou que tem um plano B. Está construindo novos partidos e mesmo que receba a notícia no prazo fatal, dia 30 de setembro, ainda sim conseguirá reverter a situação do grupo que está montando. Dado ao que se sabe não tem por hora a mesma estrutura de Manoel. Mino garante que ninguém tira o seu PSB. Mas Manoel não vê tanta segurança, assim.

Coisa pra inglês ver!

Assim como o Beto Coloço, outros analistas de botequim acreditam que no final das contas haverá uma reorganização em torno de uma candidatura única.
Tem gente que compartilha a idéia de que tudo não passa de uma estratégia forçada para definir, depois, a luta contra o inimigo maior: Barros Munhoz.  Pode ser! Os mentores intelectuais esperam recuperar o apoio da população ao venderem a idéia: “se nós nos unimos em defesa de Itapira, a cidade também pode se unir e entrar na luta conosco, reavivando o xô Totonho!”    

De volta para o futuro!

Para alguns especialistas à beira da estrada, a idéia de uma futura junção das oposições está totalmente descartada. Primeiro porque não existe essa vocação nas oposições brasileiras e muito menos itapirense. Foram incapazes de construir um projeto político para garantir um governo progressista e moderno.  Não será a campanha que os farão competentes. Sem falar que a estratégia peca pela falta de fundamentação política, numa campanha eleitoral o que vale é a proposta futura.  

Um caso raro de autocensura prévia.

Essa semana, sabendo que o Renato Silva tinha fotografado a Festa della Nonna, de cabo a rabo, Paulinho do jornal “Tribuna” ligou para a Soft Vídeo e pediu a cessão de algumas imagens. Passado alguns minutos, lá estavam no email, oito ou dez fotos da festa. Para a surpresa do “photoshopista” do jornal do Beto Trevelim, ao abrir as fotos, nenhuma do deputado Barros Munhoz. Assustado, retornou: “nenhuma do deputado?” Renato, respondeu: “você ia cortar, mesmo”. Os dois parceiros caíram na risada.    

Barros Munhoz fala com o PCI.

Na ligação telefônica para esclarecer a decisão de ontem do Tribunal de Justiça, espremido entre um compromisso e outro, respondeu as perguntas pertinentes. Mas não deixou de comentar que na próxima quinta, dia 18, depois de participar, pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, do lançamento regional do Pacto Sudeste do Brasil sem Miséria, com a presidente Dilma, sairá às pressas para estar em Itapira, às 16 h, para a inauguração da Companhia da Polícia Militar.

Imprensa Oficial Municipal.

A imprensa escrita está em pé de guerra contra o governo do Novo Tempo e vice-versa. Para acabar com a farra, Toninho Bellini pretende estatizar a informação oficial. Garante o pessoal das notícias que esta será mais uma bobagem em curso, que vai custar caro para o prefeito que quer controlar a língua da imprensa.  A Tribuna, segundo informações não confirmadas, já entrou com uma liminar para impedir os ânimos revanchistas do prefeito e do irmão vereador.

Na contra mão.

Até os concorrentes da Tribuna e perdedores da licitação garantem. Jamais uma publicação oficial, reservando-se ao estritamente necessário, custará mais barato que o preço abaixo do custo proposto por Beto Trevelim. Aí a grande pergunta? Qual seria a verdadeira razão do prefeito que privatizou a limpeza pública, a merenda escolar e a coleta de lixo querer estatizar a informação oficial?    

Daqui não saio; daqui ninguém me tira...

Kleber Borges garante que não sai do PPS. Não vai dar o mandato dele de presente pra ninguém. “Vou até o fim, se o Munhoz não me der a vaga para sair candidato, ele que arque com o ônus da perseguição política.  

Alberto Mendes pode fazer história.

Isso mesmo, que o ex-vereador e ex-secretário será o entrevistado do Portal Cidade de Itapira e jornal “A Cidade” e que a entrevista poderá render bons momentos políticos todo mundo sabe. O que ninguém sabe é que ele poderá ser o primeiro a dar entrevista ao canal de vídeo do PCI. Faltam alguns ajustes técnicos e a concordância do pré-candidato.

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

O PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

PCI

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1228 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções