Cartilha do Dropes – Lição E: Uma cara só.
Assunto do dia: Na hora da eleição, os candidatos são nossos amigos.
Princípio básico: a política exige dos candidatos (e eleitos) simpatia, respeito às pessoas, ouvidos para ouvir, paciência e, sobretudo, sinceridade.
Conceito: Tratar bem as pessoas não é obrigação dos candidatos a qualquer cargo eletivo. É obrigação de todos. Ninguém deve ser desrespeitado, em nenhuma hipótese. Não é obrigação de todos ficarem ouvindo as lamurias de outras pessoas e muito menos se apresentar, o tempo todo, simpático. Ao político que se lança nessa empreitada é fundamental estar sempre disposto e atento aos reclamos do povo. O candidato deve mostrar essa disposição. Mas quando o candidato muda o comportamento só para ganhar o voto, ele não conseguirá manter esse perfil, depois de eleito. Aí ele será considerado um oportunista.
Tarefa de casa: os candidatos antes de se preocuparem com a postura simpática, devem pensar no papel que vão representar.
Resumo da lição: Para ser político é preciso ser acessível, o tempo todo.
Erro na numeração dos capítulos? Para Syllas do PCdoB o Dropes anterior era o de numero 53 e não 54 como foi catalogado. Na verdade o número 54 estava correto, o que estava errado era o cadastro que não colocou o 53 na lista de arquivo. Agradecemos a atenção e a correção.
Syllas, em nome do PCdoB, não gostou da nota “Um tiro que pode sair pela culatra” que dizia que a filiação de Orcini no PDT poderia trazer problemas ao PCdoB. Syllas disse: Além do mais, sei de sua postura democrática e de seu compromisso com a verdade. Jamais passaria pela minha cabeça que você quisesse confundir as pessoas ou até mesmo influenciá-las com noticias capciosas. Todas as decisões tomadas pelo comando do Partido são em conjunto. Ninguém, nem mesmo o presidente tem autoridade para tomar atitudes unilaterais sem que estas sejam de consenso da direção do PCdoB.
Dúvida 1. O que me deixou intrigado, foi que você mencionou que um integrante definiu que a filiação de Orcini ao PDT seria para nós um empecilho. Qual seria esse integrante? Com qual autoridade o mesmo exprimiu a sua opinião? Desde já lhe garanto que ninguém da direção do Partido compactua com o posicionamento deste suposto integrante. Se o mesmo, se é que ele existe, declarou algo em relação a essa situação, isso é uma opinião dele e de cunho estritamente pessoal.
Dropes responde. Em nenhum momento a nota se referiu como uma postura oficial do partido. Foi, como você disse, uma manifestação de um filiado. Assim como existe dentro do PCdoB dúvidas quanto à candidatura própria, apoiar Alberto Mendes e apoiar um candidato governista, esse filiado manifestou o ponto de vista dele. Como o PCdoB é um partido democrático, deve aceitar as manifestações internas contrárias. Isso não significa contrariar a posição majoritária do partido. Isso é uma outra história.
Duvida 2. Outra coisa que eu não entendi foi em relação ao candidato oficial. Quem é o candidato oficial? A qual sigla ele pertence? Candidato oficial de qual grupo? Por favor, se você puder me esclarecer eu te agradeço.
Dropes responde. O candidato oficial em questão seria o candidato que venha ser apoiado pelo prefeito Toninho Bellini. Até onde circulam as informações, o PCdoB não descartou o apoio a um candidato governista, desde que ele não seja Manoel Marques.
De bem com todo mundo. O presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone e o presidente do Corinthians, André Sanchez estiveram, na última semana, na Assembléia Legislativa para gravação do programa SP Esporte, da TV Alesp. Após, foram ao gabinete do deputado Barros Munhoz para cumprimentá-lo.
Nem a padroeira do Brasil merece atenção . O banheiro publico localizado na Praça Adolfho R. da Silva, no Bairro dos Prados, ficou fechado durante toda a festa da padroeira obrigando os frequentadores da quermesse e das missas a procurarem alternativas nos comércios vizinhos e na própria igreja. Um devoto chegou a dizer: essa gente do governo tá deixando “nóis” apertado com as calças na mão!
De bico calado O prefeito mais uma vez não falou na Rádio Clube de Itapira nesta sexta. No começo, alguns assessores bem próximos do chefe e colaboradores afirmavam que ele estava tomando gosto pela coisa. Mas como o tempo é o senhor da razão...Parece que ele não leva muito jeito... Quem sabe se for como comentarista esportivo ele daria conta do recado. Tenta prefeito!
Um comentário extemporâneo aportou na redação do Dorpes, esta semana, envolvendo Toninho Bellini no espetáculo A Banda e seus convidados ocorrido recentemente no Salão Social da Santa Fé. Antes do início, um grupo começou a bater palmas e logo o público presente entrou na corrente até que se descobriu que as palmas eram para o prefeito. Imediatamente, as palmas cessaram. O prefeito parou no meio do caminho e não seguiu a trajetória até as cadeiras oficiais. Depois foi a vez do mestre de cerimônia, provavelmente não informado, não registrou a presença do prefeito no recinto. Outras autoridades foram citadas, inclusive Dado Boretti.
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI