Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
06/04/2014 | Dropes nº 325

Reação?  Os oposicionistas detentores do espólio novotempista vinham adotando, até agora, o chamado silêncio da caserna, aquele que espera as falhas para depois, contando com a ajuda de terceiros, remunerados ou não, repercutir. Mudou o rumo.

Divisão 1 Um grupo oposicionista queria trabalhar, já nas próximas eleições, com dois nomes da cidade, André Siqueira e Luiz Henrique Ferrarini, para deputado estadual e federal, respectivamente. Ambos pelo PSL. Dentre os partidos perdedores na eleição municipal passada, o PSL era o único que se mantinha totalmente estruturado, como suas obrigações em dia.

Divisão 2 Outro grupo defendia a ideia de apoiar nomes fortes, de outras regiões, que tivessem densidade eleitoral, para que, uma vez eleitos, tê-los como representantes da cidade nas esferas estadual e federal.

Divisão 3 Além da questão dos prováveis apoios aos candidatos alinhados como os oposicionistas itapirenses, outros entraves estavam ocorrendo. Um deles seria a reaproximação política do atual vice-prefeito a Toninho Bellini. E otras cositas más...

Munhoz... Os novotempistas sempre são pródigos no quesito “desunião do próprio grupo”, mas quando o foco é Barros Munhoz, todos tentam falar a mesma língua, nem sempre conseguem. Agora, cada um tem uma ideia para reduzir a votação, pelo menos na cidade, para baixo dos setenta e cinco por cento. Acham que se não conseguirem isso, a melhor solução será enfiar a viola no saco...

... o ponto de união Em uma reunião recente um correligionário explicou: “raciocine, em 2010 ele amealhou 75% dos votos da cidade. Em 2012 ele elegeu o prefeito do grupo dele, mais nove vereadores. Depois disso estamos batendo, denunciando, mostrando que eles não são perfeitos... Se  ele manter os 75% é sinal que ninguém acreditou na gente. E depois? O que vai ser de 2016?”

Retirou candidatura O ex-vereador Luis Henrique Ferrarini que tanto defendeu o governo Toninho Bellini e sacrificou sua carreira política em nome novotempo, neste final de semana postou no Facebook que retirara a candidatura a deputado federal em solidariedade ao ex-presidente Danilo Ventura.

Filiação ao PSL A renúncia de Danilo Ventura foi motivada pela articulação do ex-prefeito Toninho Bellini, que receoso em se filiar ao PT, optou em se filiar e controlar o PSL de Itapira. Indicou para ocupar a presidência do PSL o ex-secretário de serviços públicos, Adolfo Bellini Filho.

Reunião fora de hora Para arquitetar o plano que jogaria para escanteio Danilo Ventura e Ferrarini, a dupla Toninho e André acertaram a vinda do presidente do PSL, Roberto Siqueira, na cidade. Essa reunião aconteceu na mesma sexta-feira que Itapira estava entristecida com a morte do grande capitão Bellini.

Nem pintado de ouro! A ação aparentemente intempestiva do ex-prefeito deve-se à pressão de um determinado grupo para que ele assuma a liderança da oposição itapirense desde que amparado na premissa determinada pelo próprio Toninho Bellini de que não quer Manoel Marques por perto, de jeito nenhum.

Bellini, candidato já. Existe uma movimentação para que Toninho Bellini saia candidato, ainda este ano, pelo PSL, a deputado estadual. Nesse caso, André Siqueira abriria mão do posto já anunciado, voluntariamente.

Menos, minha gente... Diante da insistente pressão Toninho Bellini teria descartado essa possibilidade e quando um colaborador usou uma palavra um pouco mais forte para tentar reverter o processo, outro fiel colaborador disparou: “você já imaginou se Toninho não conseguir nem cinco mil votos? Não vamos brincar com isso não, gente!”

Fora do PSL Ao que tudo indica Danilo e Ferranini devem requerer o desligamento do PSL nos próximos dias e com eles, vários companheiros devem acompanha-los. Apesar de chateados com o que aconteceu, os dois estão sendo valorizados por outras agremiações, já receberam convites, mas ainda não definiram o futuro político.

Bem na fita O tempo dirá se o PSL-SP fez bom negócio. Na opinião de alguns analistas os dois tinham mais a oferecer ao PSL que o grupo do ex-prefeito. A quem diga que se o Roberto Siqueira tivesse conversado com Marcelo Ortiz, ex-deputado federal pelo PV, recentemente filiado ao PSL, o rumo da reunião em Itapira seria outro.

Ferrarini, por exemplo, depois de postar a retirada da candidatura, três assessores de deputados já agendaram conversa.

Revendo posição Dizia-se que a postura autoritária de não conversar com ninguém era culpa só do Manoel Marques. Agora tem colaborador achando que essa história não era bem contada. No caso do PSL ninguém chamou o presidente Danilo, nem o ex-vereador Ferrarini para buscar um entendimento. Simplesmente decidiram na calada da noite.

Bomba da semana Se não ocorrer nenhuma mudança nos planos, até terça-feira deverá ser anunciada a renúncia ao mandato ou o pedido de licenciamento prolongado pelo vereador César da Farmácia. Em seu lugar deve assumir o irmão do ex-prefeito Toninho Bellini, Mino Nicolai.

Abrir mão... Conforme já antecipado pelo Dropes, Cesar ficará com a presidência do PT com a incumbência de preparar o partido para as eleições deste ano e de 2016. Mas já há quem sustente que a presidência de fato será exercida pelos triúnviros Mino, Dodo e Centofante. Aí alguém perguntou: “o César vai renunciar por quê? E os subsídios, ele vai abrir mão?”

Além do PT e do PSL, o grupo de Toninho Bellini está controlando também o PDT. Mas é pouco, a ideia é formar pelo menos mais cinco partidos até 2016, todos distantes de Manoel Marques e Sonia Santos.

Um adeus sem o até breve! Caso seja confirmado o anúncio da saída do vereador do PT para dar lugar ao Mino Nicolai uma coisa é certa, Cesar poderá dizer adeus à política. Já tem eleitor dele com as orelhas em pé. O eleitor jamais perdoa uma renúncia.

Para quem não está lembrado, Carlão Vieira, também do PT, depois de renunciar por um motivo extremamente nobre (não concordar com a prorrogação casuística do mandato, em 1980) nunca mais foi eleito, apesar de ter participado de todas as eleições que se seguiram.

É bom o PT ficar esperto. Para quem entende do riscado a renúncia de Cesar, caso confirmada, prejudicará e muito o próprio partido que na última eleição foi o décimo mais votado decaindo para dois mil votos recebidos. Um petista declarou: “se em 2016 essa votação decrescer, ainda mais, certamente foi afetado por essa desastrosa engenharia política.”

Considerando a preferência pelo PT, nas pesquisas, em Itapira o partido deveria sair, em qualquer eleição com mais de sete mil votos.

Enquanto isso... O prefeito Paganini vem saboreando a satisfação da população com as mudanças ocorridas em Itapira desde que assumiu a João de Moraes, andando pelas ruas, participando de eventos, ouvindo e conversando com todo mundo.

“Sabe Mestre, é no contato com as pessoas é que a gente percebe o que está fazendo certo e o que precisa melhorar. Gosto quando as pessoas apontam os problemas... Nem tudo dá para resolver, mas o prefeito vai estabelecendo as prioridades, aquilo que vai beneficiar mais gente e quem são os que mais precisam.”, concluiu.

Não, não era! O deputado Barros Munhoz esteve neste sábado, 5, na cidade de Pirassununga onde foi entusiasticamente recebido pela prefeita Cristina Batista, vereadores e autoridades. Alguém talvez imagine que tal recepção era por alguma conquista do deputado para a cidade...

Pois é! A admiração da prefeita Cristina pelo deputado Barros Munhoz veio de algo que ele tentou conseguir para Pirassununga, mas não teve êxito.

Pirassununga tinha uma agência da CETESB e o governo Geraldo Alckmin num processo de reestruturação levou essa agência para Mogi-Guaçu, transferência que a prefeita não aceitava e empreendeu uma forte resistência.

A prefeita Cristina é do PDT, apesar disso, Munhoz encampou a luta.

Resumo da opera O que despertou a admiração da prefeita Cristina Batista pelo deputado Barros Munhoz foi a disposição de lutar pelos anseios de um município, mesmo sabendo de antemão tratar-se de uma luta impossível, que não tinha nada a eleitoralmente a oferecer, tampouco perspectiva, já que a prefeita pertence a outro partido, o PDT.

CEMIL O prefeito Paganini ficou satisfeito com a chegada das máquinas do CEMIL, o Consórcio Intermunicipal para Recuperação e Conservação de Estradas Rurais, na tarde desta sexta-feira, que seguem para as primeiras estradas e aqui ficarão 83 dias, período em que deverão ser recuperadas todas as estradas rurais de Itapira.

Denúncia vazia, sem perdão Desconfia-se que opositores da administração Paganini vêm montando situações, principalmente junto ao Hospital Municipal, para provocar acontecimentos e gerar notícias negativas. A partir de agora, sempre que ocorrer qualquer denúncia que apresentar fatos inconsistentes ou distorcidos, os denunciantes serão interpelados judicialmente.

Restauração do Julio Mesquita Na próxima sexta-feira, 11, o secretário da Educação do estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, estará em Itapira inaugurando a restauração do patrimônio histórico de Itapira, o prédio da escola Julio Mesquita.

Comissão de emprego em ação  Na próxima segunda-feira a comissão municipal de emprego se reunirá para analisas os números dos primeiros meses deste ano e outros assuntos voltados para a geração de emprego e renda. Essa comissão, devidamente homologada junto à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho tem como presidente o Edson Xavier, da Imbil. Integram, ainda, como representantes da prefeitura, Carlão Jamarino e Fernanda Venturini.

Começou cedo demais Por falar em Carlão Jamarino, cresceram nesta semana os comentários de que ele estaria pensando em voltar para a câmara municipal para concorrer ao posto de presidente da casa. A eleição acontece só no final do ano, mas tem candi­datos se apresentando, entre eles, os mais cotados são o Dr. Mauricio e Zé Branco.

É do time Carlão Jamarino ao ser questionado sobre o assunto garantiu que essa questão em nenhum momento passou pela cabeça dele. E reagiu: “Eu faço parte do grupo político que administra a cidade, atualmente, aceitei o convite para ser secretário, a minha preocupação maior é contribuir para que esta administração honre os compromissos assumidos.” Carlão deixou claro, que dentro do espírito que o norteia, caso em algum momento o grupo entenda que ele deve voltar para câmara, aceitará a incumbência de forma respeitosa e positiva, garantindo que em qualquer posição, sempre dará o melhor que puder.

Câmara intima As comissões da Câmara Municipal já se reuniram e de­terminaram a intimação dos ex-prefeito e ex-vice para que se manifestem diante dos apontamentos relacionados pelo Tribunal de Contas. Toninho Bellini e Antonio Carlos Martins terão quinze dias para apresentarem seus argumentos, depois de oficialmente citados.

Falar ou não falar 1 Evidentemente, tanto Toninho Bellini como Martins poderão optar pelo silêncio e não apresentarem nenhuma versão dos fatos, mas nesse caso, não poderá usar, se as contas forem rejeitadas, o instrumento de privação da ampla defesa que liminarmente o livrou da inelegibilidade por oito anos.

Falar ou não falar 2 Mas o que se comenta é que uma eventual manifestação, caso insuficientes, poderá encurtar a tramitação e lhe ofere­cer, em caso de rejeição, uma bela sarna para se coçar. Além da inelegibilidade, poderá responder por eventuais prejuízos causados ao erário. Fato, aliás, que nenhum prefeito está livre, com ou sem aprovação das contas.

Pro fundo O bom da ignorância é que ela é totalmente irresponsável, nunca leva o autor a sofrer com a bobagem que falou, tampouco lhe condena. É considerado inimputável.   

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

823 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções