Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
01/06/2014 | Dropes nº 339

Três dos quatro Continua repercutindo a visita que Ogari de Castro Pacheco e o complexo industrial Cristália ofereceram à imprensa itapirense.  Uma empresa que emprega mais de 2.500 trabalhadores, sendo de 1.200 só na unidade de Itapira.

Dos quatro braços de ação, o Cristália está na ponta em três: fornecimento de medicamentos para os hospitais, para o governo e nas licitações. Só perde, por enquanto, no fornecimento às farmácias, o varejo. Hoje, 96% dos hospitais brasileiros têm produtos Cristália em suas bandejas.

Identificação O Cristália é um dos únicos laboratórios do país a atender ao padrão de qualidade dos países desenvolvidos, como por exemplo, o de identificar os remédios, unidade por unidade. Um detalhe que parece de pouca importância, mas nos hospitais a troca de medicamentos, por conta da falta de identificação individual, é um dos fatores constantes na cabeceira da lista de complicações nas internações.

Profissionais do exterior O nível de desenvolvimento em pesquisas do Cristália está tão avançado, que apesar da equipe de ponta mantida, está recrutando profissionais no exterior diante da falta de mão de obra qualificada para o desenvolvimento de produtos inéditos: ”Queremos esses profissionais aqui, ensinando os nossos...”, explicou Pacheco. Pelo menos um italiano já está com as mãos na massa.

Greve ilegal Depois que o prefeito Paganini ocupou os microfones da Clube para dizer que ficou surpreso com a não aceitação da proposta, depois de fechada na última sexta-feira, e da assembleia deflagrar o estado de greve. A presidente Cristina Gomes vem condenando, via Redes Sociais, insinuando que o Mestre estaria ameaçando os servidores de não pagar os dias parados e declarando, antes da justiça, que a greve é ilegal.

Pressão Para quem conhece um pouco de como funciona o estado de greve, tanto sindicato como a administração estão usando as mesmas ferramentas. Um tenta chamar os trabalhadores para a greve e o outro para que todos continuem com estão. Logo, se há pecado, é recíproco.

É evidente que a presidente gostaria de conseguir alguma coisa a mais sem o efetivo confronto, vai que na hora h o comportamento repita a adesão da assembleia? E se a manifestação de terça-feira for um fiasco? E se a categoria se revoltar contra o aparecimento de elementos estranhos à comunidade? Por isso, é melhor fazer o que pode para tentar um recuo e uma proposta alternativa por menor que ela seja.

Do outro lado, a administração ao não poder ceder diante das contas que não lhe favorece e possibilidade de comprometer os próximos anos. É melhor conversar com os trabalhadores, explicar tintim-por-tintim e estabelecer um cenário para os “aventureiros”.

Palavra final Segundo um advogado trabalhista, não existe nenhum problema quando as partes alegam que uma greve é legal ou ilegal, cada um o faz de acordo como os seus interesses antes da manifestação judicial. Tanto um lado como o outro, na manutenção da divergência, buscará a palavra final da justiça e o que foi dito ou não dito em nada influenciará o resultado.

Jogo perigoso Para esse jurista, nesse caso, dificilmente a justiça considerará esta greve, caso ela ocorra, como ilegal, já que a reposição da inflação no período foi garantida. Diante do barulho que o sindicato está prometendo, dependendo do pronunciamento judicial a liderança de Cristina Gomes, que hoje já não é consistente (segundo esse jurista), poderá sofrer um abalo considerável. E finalizou: “sabendo das condições, ela tinha que ter buscado uma saída que se transfigurasse vitoriosa. Não se sabe qual foi a estratégia, mas ela poderá pagar caro por isso.”

Diferença Mas o que tem encafifado muita gente, entre eles o deputado Barros Munhoz, é que nos primeiros três anos do governo de Toninho Bellini nem mesmo a reposição da inflação aconteceu, provocando um prejuízo na categoria na ordem de 21%, sem que nenhuma ameaça fosse lançada. Para comparar, caso a inflação dos próximos dois anos fique em torno de 6% ao ano e o prefeito Paganini mantenha o sistema de reajuste, no mandato dele os servidores somarão 27% de atualização, seis pontos percentuais acima do que foi concedido pelo governo belinista.

Produtividade É certo, porém, que a categoria dos servidores, assim como toda cadeira produtiva brasileira merecem reajustes acima da inflação, desde que atreladas à produtividade. O jeito é rezar para que o município veja a arrecadação aumentar e as despesas diminuírem. Ambas as ações dependem do chefe do poder executivo, mas dependem, também, de todos os servidores que podem e devem ajudar.

Estátua do capitão Bellini No próximo sábado, dia 7 de junho, às 16 h 30 min, será entregue na entrada da cidade a estátua do grande capitão Bellini, em tamanho natural. A obra foi esculpida por Clovis Farid Yamin e Rubens Barros. Yamin tem no currículo um prêmio internacional do Instituto Chico Mendes por reaproveitamento de material nas suas obras. Barros é um dos responsáveis artísticos das festas literárias de Paraty.

Vergonha No sábado à tarde, logo que a notícia da estátua se espalhou, numa discussão acalorada em um clube da cidade, um começou a criticar Paganini pela retirada da placa que estava na entrada da cidade, o outro retrucou: “você não acha que se a intenção do Toninho era homenagear o tio, não deveria ter feito um estátua ao invés daquela armação de lona que em pouco tempo, pela ação do tempo, ficaria uma vergonha?”

Merecia mais... Como o primeiro ficou quieto o segundo continuou: “e te digo mais, em minha opinião, aquela placa só tinha o objetivo de divulgar o nome Bellini para que a população o associasse o capitão ao ex-prefeito. Nem digo que ele estava errado em fazer isso, mas que o capitão merecia uma homenagem melhor eu não tenho a menor dúvida.”

Os uniformes chegaram! A administração Paganini já está distribuindo desde quarta-feira os uniformes escolares acompanhados do kit de material, bucal, mochila e tênis. Até terça-feira, todos os alunos serão atendidos.

Ninguém ficou sem... Paganini: “ninguém ficou sem uniforme ou material. Os alunos novos receberam logo no início do ano, pois tínhamos em estoque para essa finalidade e os alunos antigos estavam com os seus, praticamente novos, pois foram entregues em meados do ano passado. É por isso que os alunos e os pais sempre estiveram tranquilos!”

Atraso na entrega Mas o prefeito esclareceu que ao contrário do que ocorreu no ano passado, por conta do congestionamento nas licitações, este ano tudo foi feito para que os uniformes estivessem à disposição dos alunos no final de março. A licitação saiu a tempo, mas os fornecedores, por conta da Copa, atrasaram as entregas e foram punidos por isso.

Maratona de inaugurações Várias inaugurações estão programadas para os próximos dois meses. Em junho serão inaugurados: a rede de água no Rio Manso, o terceiro andar do Hospital Municipal, o Centro de Especialidades, a rotatória do bairro dos Prados, o Centro Comunitário de Eleutério, a Fatec, os trevos da Ponte Preta e Ponte Nova, a UBS Figueiredo, a Creche da Assad Alcici. Para julho: o museu, a reforma do Itapirão, a fisioterapia, a casa,  da gestante, o parto normal e a quadra coberta do João Simões.  

Chamada para os apartamentos do Zé Tonolli Para os 320 apartamentos do Zé Tonolli do residencial Morada Nova 723 famílias foram chamadas para regularizar até o dia 13/06 a documentação necessária para que possam participar do sorteio programado para o dia 20/06.

PT sob nova direção Desde o dia 27 de maio, a célula local do Partido dos Trabalhadores conta com uma nova composição. Como adiantado pelo Dropes, a presidência ficou com o vereador Cesar da Farmácia e a ex-vereadora Sonia Santos foi excluída do comando.

Dúvida Como também antecipado pela coluna, os demais componentes vieram do grupo ligado ao ex-prefeito Toninho Bellini como Marcos Centofante, Dodo, Andrea Belinello e Alice Palandi. Justamente o grupo que apoiou o candidato do PV na última eleição.  O que garante que este grupo apoiará as futuras deliberações partidárias?

Zero à esquerda Infidelidade e falta reconhecimento parece ser a marca de alguns petistas itapirenses que deixaram a ex-vereadora totalmente fora do grupo comandante, como se ela não representasse mais nada para o partido, depois de anos dedicados à causa.

Minoria não tem mais vez no PT? Ao que pese a propalada (por eles) rejeição de Sonia Santos é inegável a contribuição dela para o partido nesses últimos vinte e cinco anos e não teria custado nada mantê-la minoritária no grupo comandante.

E Sonia estava certa  É bom lembrar que se o PT mantivesse o apoio ao candidato do PV, por conta da estratégia eleitoral que chegou a ser anunciada, o PT integraria a coligação com PSL/PTN/PPL. Os 1948 votos conseguidos ajudaria a entrada de um vereador, mas que não seria do PT. Os 707 votos do Cesar seriam insuficientes para bater os 884 de Cleber Borges.

PT ou não PT, eis a questão! Será que a nova composição vai defender os interesses do PT ou do ex-prefeito Toninho Bellini? Será que vão arregaçar as mangas para os candidatos petistas nessas eleições? Será que vão começar a defender o partido dos ataques que vem sofrendo?”

É isso ai! Depois tem gente que diz não entender como o deputado Barros Munhoz tem conseguido ampliar o prestígio não só entre os partidos governistas, mas também, entre os oposicionistas. Na última quinta-feira, Munhoz defendeu, em plenário, o deputado Luiz Moura, do PT, que se reuniu com suspeitos de integrar o PCC, dizendo que falava como líder do governo e que até agora não existe nada que incrimine o petista: “não há nada que fira mais do que acusação injusta, e também não há nada que ocorra mais no Brasil de hoje”. Será que os petistas itapirenses teriam a mesma atitude ou ficariam quietos para não se comprometerem?

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

910 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções