Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
21/09/2014 | Dropes nº 363

Voluntário A Comissão Processante que está apurando o pedido de cassação do vice-prefeito por conta das irregularidades no SAAE, durante o período em que ele era presidente da autarquia e que apontam para um rombo superior a R$ 2 milhões, sugeriu que Antonio Eduardo Boretti quebrasse voluntariamente o sigilo bancário no sentido de auxiliar as investigações e afastá-lo das irregularidades.

Vencido o prazo estipulado pela Comissão Processante, os advogados de Dado Boretti informaram que o cliente não atenderá ao pedido, voluntariamente.  

Nemo tenetur se detegere  O princípio não se discute, “ninguém deve ser obrigado a produzir provas contra si mesmo”, mas o "nemo tenetur se detegere" universal é claro quando diz “não deve ser obrigado”. Nada impede, porém, que o acusado que se considera inocente e tem provas que anulam a acusação, as apresente e abrevie as investigações. Afinal, não é nada agradável ser investigado por vários meses.

Sossegado  Será que Dado Boretti, nada tendo a temer em relação às movimentações financeiras em sua conta bancária, ao apresentar voluntariamente os extratos bancários não finalizaria essa discussão antes do tempo para ficar mais sossegado?

Exemplo Se um cidadão se envolve em acidente automobilístico, sem estar bêbado, caso seja acusado naquela hora, basta que ele se submeta ao bafômetro para provar que não estava bêbado e de se livrar da acusação agravante de estar dirigindo alcoolizado. Pelo menos, é uma dor de cabeça a menos, não é mesmo?

Pavão misterioso É estranha a posição do vereador Rafael. Sempre que ele usa a palavra diz que quer apurar tintim por tintim das irregularidades do SAAE, mas na hora que o voto dele é exigido para que isso aconteça, vota contra. Se dependesse do vereador o assunto não seria investigado pela Câmara.

Arapuca O prefeito Paganini já se colocou à disposição dos membros da Comissão Processante e anunciou que se for convidado ou convocado comparecerá para prestar todos os esclarecimentos necessários e mostrar que foi alvo de uma grande armadilha.

Ganhar tempo Já há rumores nos meios jurídicos itapirenses que a aposta dos envolvidos nas irregularidades do SAAE é o tempo e a confusão. Quanto mais o assunto for jogado para frente e mais se bater no caso dos cheques, melhor.

Aposta Aliás, segundo alguns juristas itapirenses, os defensores de Dado Boretti parecem estar apostando todas as fichas na premissa de que foi Paganini quem teria trocado pessoalmente os tais cheques no SAAE, desconsiderando todas as demais possibilidades ou fatores. Para eles, caso estejam errados, será difícil sustentar os demais argumentos, na sequência.

 

   

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

888 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções