Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
25/02/2015 | Dropes nº 385

Definição já! O prefeito José Natalino Paganini enviou, nesta terça-feira, o projeto de lei buscando definir o reajuste salarial dos servidores deste ano. Pela proposta, os servidores terão o percentual do IPCA acumulado entre maio de 2014 e abril de 2015.

Integral Ao definir o IPCA, como parâmetro, e considerando a tendência de alta da inflação com as majorações nas tarifas de luz, combustível, entre outras, a medida garante a variação percentual integral entre maio de 2014 e abril de 2015.

Maior taxa Nesta terça-feira, o IBGE divulgou a prévia da inflação oficial de janeiro, o chamado IPCA-15, que ficou em 1,33%, a maior taxa mensal desde fevereiro 2003. Em 12 meses, acumula 7,36%, a maior taxa desde junho de 2005.

Café da manhã O deputado Barros Munhoz participou nesta terça-feira do café da manhã com o governador Geraldo Alkmin, no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença dos líderes dos partidos que integram a base aliada e do Secretário da Casa Civil, Edson Aparecido.

Afinação Munhoz avaliou o encontro como extremamente produtivo e considerou a reunião como uma afinação da viola, onde vários projetos e emendas de interesse do governo foram discutidos.

Não é verdade Alckmin aproveitou a oportunidade para explanar as ações governamentais de enfrentamento da crise hídrica. Explicou tecnicamente que ao contrário do que vem sendo ventilado pela imprensa, não é verdade que ele não assumiu o racionamento por motivação política, mas pelas dificuldades que essa decisão acarreta: ”o que fazer com as instituições e empresas que não podem ficar sem água, de jeito nenhum?”

E continuou “Optamos por buscar uma solução eficiente sem afetar aqueles setores que não podem ficar sem água. Reduzimos a pressão. Está dando resultado! Continuamos atentos, acompanhando os reservatórios e o consumo.”

Divergência Na Alesp, o nome de Fernando Capez está consolidado como candidato à presidência que será eleito no próximo dia 15, mas alguns cargos na mesa diretora não estão pacíficos. O bloco do PPS, PSB, PV e PR reivindica o posto de segunda maior bancada a casa o que poderá alterar a proporcionalidade entre os partidos.

Saliva A mudança poderá diminuir o espaço do PT na mesa que já saiu da eleição com oito cadeiras a menos das vinte e duas que encerram o mandato. A salvação deverá vir do PSDB e do PMDB que não querem a alteração da regra. Um processo que está custando muita saliva do líder do governo Alckmin, Barros Munhoz.

Preocupação Munhoz tem revelado grande preocupação com a situação atual do país, com as empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato que fatalmente, a paralização das obras, afetará negativamente o país inteiro e aumentará o desemprego. A má notícia do dia, como se não fosse esperada, a Petrobras perdeu o chamado “grau de investimento”, grau que colocava a empresa em condição de dar segurança aos investidores.  

Alto risco Numa tacada só, a Agência Moody’s rebaixou a nota da estatal em dois degraus e sinalizou novos rebaixamentos poderão acontecer. Com isso, os financiamentos da Petrobras devem ficar mais caros, poderá provocar a saída de investidores, como fundos de pensão e de investimento, avessos às empresas consideradas de alto risco de calote.

Tranquila, finalmente A sessão desta terça-feira na Câmara Municipal foi uma das mais tranquilas dos últimos tempos. No pequeno expediente fizeram uso da palavra os vereadores Rafael, Marquinhos, Juliano, Carlinhos e Mauricio.

Ascorsi Rafael usou seu tempo, basicamente, para defender a proposta que criaria uma bolsa no valor de um salário mínimo aos associados da Ascorsi. Marquinhos comentou o acordo que indicou o vereador Juliano como líder do PRB na Câmara e falou das indicações de sua autoria que seriam apreciadas pela casa naquela noite.

Novela Juliano Agua Suco informou que a novela tinha acabado. Referiu-se à definição do nome do líder da bancada do PRB que até a data de hoje não havia chegado ao acordo. Esclareceu que ele, como líder do PRB, liberava o vereador Marquinhos para votar de forma independente, mas que o partido permaneceria na base do governo Paganini.

Ufa! Carlinhos marcou presença, pela primeira vez na tribuna, desde que deixou a presidência da casa. Falou da creche do Barão, dos cursos de música ministrados pela Banda Lira, da Palestra da Zoonose na sede da Guarda Mirim, do convênio com a FAJ, da reunião do CONSEG e dos 110 anos do Rotary Clube.

Bolsa Mauricio, como líder da situação, depois de falar das ações do governo, discursou sobre a importância da Ascorsi para o município de Itapira, mas explicou que a concessão de bolsas geraria desigualdade em relação às demais instituições da cidade que também prestam serviços relevantes. Disse, ainda, que existe interesse do governo em continuar oferecendo à Ascorsi as ferramentas para que ela se desenvolva cada vez mais e melhor.

Circo? O início da sessão teve um entrevero entre o vereador Rafael e o secretário Pedro Stringuetti. O motivo alegado pelo vereador ortopedista era que a mesa estaria lhe cerceando o direito de se manifestar. É que Rafael, esperando colocar a sua fala por último na lista, quando foi se registrar para o pequeno expediente, o livro foi encerrado. Rafael alegou que ainda era 19h44min, portanto, antes das 19h45min, que no entendimento dele era o momento de encerrar as inscrições.

Não é assim... Não se sabe de onde o vereador Rafael tirou a conclusão do horário de fechamento das inscrições. Segundo o Regimento Interno, as sessões devem ser iniciadas às 19h30min, reservando quinze minutos para a Tribuna Livre, se solicitada. Logo, a sessão deve ser iniciada após as 19h45min. Em nenhum lugar o regimento prevê que a sessão deve ser iniciada às 19h45min em ponto e nem o horário exato que o livro de inscrição deve ser encerrado.

O que é que diz! O parágrafo segundo, do artigo 75, do regimento interno, não deixa dúvida: os oradores que desejarem usar da palavra deverão fazer sua prévia inscrição, em Livro Próprio, até o inicio da Sessão. “E quando é o início da sessão?” o vereador deveria ter perguntado. A resposta provável seria essa: “quando o presidente declarar a sessão aberta”, nesse momento, as inscrições são encerradas. Alguma dúvida?

Agua e Suco O vereador Juliano Feliciano declarou que finalmente a água se juntou ao suco, agora os dois vereadores do PRB estarão atuando em consonância com o partido a que eles pertencem, sendo que será respeitado o direito de cada um na hora do voto.

Do sapo ao tubarão Ao ser questionado de como ele reagirá caso o vereador Marquinhos continue adotando a mesma postura verificada antes e depois do afastamento do grupo. Didaticamente, Juliano explicou: “eu sempre digo, quem não engole sapo, não come jacaré e vira sardinha de tubarão.” E deixou para quem estava por perto, a interpretação.

Desembestou Durante a sessão, Juliano mostrou com todas as letras quem é o líder do PRB. Mas terminada a sessão, mostrou quem é que manda na casa dele. Explicando: estava aquela chuva que Deus mandava. Ninguém ousava colocar a cara para fora. Juliano (de terno, gravata e tudo) depois da sessão estava saindo, quando alguém lhe perguntou: “porque tanta pressa? Olha a chuva! Vai se molhar!” Juliano respondeu: “tenho que pegar a minha esposa na igreja.“

Será que o chicote estralou? O medo parecia que era tanto de chegar atrasado, que Juliano saiu correndo, desceu a João de Moraes, atravessou a Rua XV de Novembro, debaixo daquela forte chuva, totalmente encharcado, voltou correndo e explicou ofegante: “esqueci que tinha deixado o carro lá em cima. E continuou correndo na chuva”

Ciúmes Como todo bom fim de novela, Marquinhos e Juliano, durante a sessão, estavam no maior dos amores, pareciam que estavam em Lua de Mel. Não se sabe se foi coincidência, mas o Dr. Rafael, sempre sorridente, estava com cara de poucos amigos. Teve gente que chegou arriscar o motivo: “ele está morrendo de ciúmes.”

Necessidades O vereador Carlão Jamarino, secretário de administração continua visitando empresas do município, demonstrando o trabalho realizado pelo PAT no que se refere a estrutura para atender os empresários e pessoas que procuram emprego. Várias empresas constataram a mudança de visão do PAT. Para eles, o trabalho de um profissional de RH como Carlão Jamarino permitiu a montagem de uma estrutura que está atendendo cada vez melhor as necessidades das empresas de Itapira.

Destino Por falar em Carlão, voltou-se a ressuscitar o retorno dele à Câmara Municipal antes do tempo. Ao ser questionado, Carlão reafirmou o compromisso que ele tem com o prefeito Paganini onde a data do retorno foi devidamente acertada e que o acordo será cumprido. Mas esclareceu: “caso o prefeito entenda que o meu retorno deva ser antecipado, não colocarei obstáculo. Estou com o grupo e quem manda no meu destino é o Mestre!”

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

855 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções