Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
03/06/2015 | Dropes nº 400

 Chutômetro Tem gente que fica sabendo de algumas pesquisas que rolam na cidade, sem ter acesso total aos resultados, fabricam dados. É o velho “chutômetro” em ação com o objetivo de demonstrar o que o levantamento não apurou.  

Aprovação em alta O fato real é que a atual administração e o prefeito Paganini, no mês de maio, foram bem avaliados alcançando aprovação acima de 60% dos entrevistados, depois de passar cinco meses à frente da maior epidemia de dengue no município.

Não foi dessa vez... Aliás, uma das constatações mostrou que Paganini foi beneficiado  com a tentativa da oposição em jogar sobre as costas dele a epidemia da dengue como se Itapira fosse a única cidade a viver o problema. Na medida em que as demais cidades foram se mostrando mais despreparadas para enfrentar a doença e os números delas foram aparecendo, fez a avaliação do prefeito retornar perto do patamar verificado em julho de 2013.

Mais do que nunca  Se existia, no grupo, focos de resistência ao nome de Paganini como candidato à reeleição, hoje essa hipótese está totalmente descartada com os resultados desse levantamento. Entretanto, Paganini, ao falar sobre 2016, desconversa: “é muito cedo para tratarmos desse assunto. A minha preocupação é com este mandato. Tem muita coisa pra gente fazer ainda! E vamos fazer!”

É hora de competência Pensando nessa frase “Tem muita coisa pra gente fazer ainda!”, Paganini e os secretários, oxigenados com a chegada do Sandro Pio, estão conscientes de que os próximos meses não serão fáceis, os recursos, estadual e federal, estão à míngua e que é nessa hora que o bom administrador mostra competência. “A nossa tarefa é continuar trabalhando e fazer com que a população sofra o menos possível com a crise.”

Fichinha “Não custa lembrar que a administração anterior depois de passar mais de seis anos nadando em dinheiro, assim que a fonte secou, o caos tomou conta da cidade”, disse Mauricio Lima que completou: “e olha que aquela crise era fichinha perto da que estamos vivendo hoje, era uma marolinha.”

Alta rejeição Os transmutadores de pesquisa chegaram a alardear que as críticas dos governistas e do deputado Barros Munhoz à antiga administração seriam uma reação à repentina subida do ex-prefeito na preferência dos eleitores. Caso queiram de fato constatar o desejo e realizem pesquisas semelhantes descobrirão que o ex-prefeito tem hoje um índice de rejeição superior aos campeões do quesito nas pesquisas passadas: Manoel Marques e Sonia Santos.

Memória viva O deputado Barros Munhoz explicou no programa de sábado, na Rádio Clube, que é importante manter viva a memória da população em relação aos maus feitos sofridos. Deu como exemplo a rememoração constante dos horrores da segunda grande guerra mundial e o holocausto, na Alemanha e toda Europa, para que eles jamais voltem a acontecer.

E os outros? A enquete revela, ainda, que a situação dos postulantes patrocinados pela oposição continua não sendo das melhores. Os nomes mais conhecidos estão emparelhados, nenhum se destaca, e juntos não superam a intenção dada a Paganini. Como diz um velho político tupiniquim: “o povo quer resultados e só falar mal nunca deu caminhão de votos para ninguém”.

É preciso mostrar! Não é por acaso que o programa de sábado do deputado Barros Munhoz encheu a bola do prefeito Paganini e nesta semana, todas as residências estão recebendo um informativo prestando contas dos últimos vinte e nove meses, mostrando o crescimento e a qualidade de vida propiciados.

O problema da Flavia? Para os conterrâneos de Flávia Rossi, a atual secretária de educação de Itapira vive um grande problema, realmente. Como é o nome que desponta para suceder o atual prefeito daquela cidade, Gustavo Stupp, ela tem sido alvo de ataques em Itapira, onde se espera criar fatos aqui para repercutir por lá. Dizem que tem até bastante dinheiro rolando para que fatos sejam fabricados e denunciados.

Mas o problema da Flavia é outro Apesar das intenções de voto direcionadas à Flávia Rossi serem favoráveis, até agora, todas as conversas sobre a eventual candidatura dela em 2016 resultaram infrutíferas. Flávia vem se negando a falar sobre o assunto, acredita que ao dar a menor esperança outro nome não vai aparecer de jeito nenhum e isso poderá prejudicar o grupo político que ela pertence.

Processos? Ao ser questionada se a negativa em ser candidata  é medo dos processos que correm contra ela, Flávia respondeu: “Imagina. Estamos recorrendo e teremos como provar a regularidade dos nossos atos. Quem anda falando sobre esse assunto, não tem noção da batalha de 2011 e 2012 e tudo o que foi envolvido. Calma, tudo ao seu tempo”.

Polêmica Na sessão da câmara desta terça-feira, 2, o assunto mais polêmico foi o requerimento proposto pelo vereador Mauricio de Lima para que se oficiasse o Consórcio Intermunicipal de Saúde solicitando informações detalhadas sobre o rombo deixado na gestão do ex-prefeito Toninho Bellini quando esteve à frente da associação. Foi aprovado por unanimidade.

Uma boa ideia O vereador Marquinhos fez uma proposta no susto que foi bem aceita pelo líder Maurício Lima. O vereador do PRB sugeriu que Itapira buscasse nas demais cidades que integram o consórcio apoio para aprofundar as investigações.

Fantasmas A dúvida dos oposicionistas era saber o porquê de um requerimento semelhante ter sido rejeitado tempos atrás pelos governistas.  A resposta é simples: naquela época os prefeitos consorciados, com os resultados da auditoria, ainda estudavam se o consórcio continuaria constituído ou não. Acabaram concluindo pela manutenção, mas não reconheceram parte da dívida. Determinaram que os credores “fantasmas” buscassem a justiça, provassem que os serviços foram prestados. Obviamente, aquele não era o momento de colocar fogo no palheiro.  

Para que bolso? Como as dívidas constavam das contas a pagar, apesar da prestação dos serviços não estar totalmente esclarecida, um alerta vermelho foi aceso durante a sessão desta terça-feira. Alguém perguntou: “e se os municípios tivessem liquidados as dívidas sem questionamento, para onde iriam os quase R$ 3 milhões duvidosos?”.

Dia do RH O vereador Carlão Jamarino não conseguiu homenagear no pequeno expediente, conforme era sua pretensão, o Dia do Profissional de RH, comemorado nesta quarta-feira, 3, mas manda, através do Dropes, o recado: “se antes RH e Departamento de Pessoal eram a mesma coisa, hoje não é mais. O RH pensa, fundamentalmente, no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. E resumiu: “uma empresa ou qualquer instituição só consegue sucesso se os colaboradores fizerem esse sucesso acontecer”.

Vergonha O site Futebol do Interior não poupou críticas à Sociedade Esportiva Itapirense por ter se recusado a pagar cirurgias de jogadores e receber 22 processos trabalhistas. Classificando o time como “A Vergonha do Interior” e dizendo que a equipe reafirma a fama de a mais antipática do interior paulista, o site informa que, segundo o advogado, os jogadores reclamam salários não pagos de fevereiro a maio e parte do mês de janeiro.  

É brincadeira cara! Além dos salários atrasados, o time de Itapira está sendo acusado de não ter dado suporte financeiro a dois atletas que lesionaram o joelho durante a competição (A3), disputada nos primeiros quatro meses de 2015 e de também não cumprir o dispositivo da Lei Pelé que estabelece seguro obrigatório e contratação por um ano. E por aí, vai.

A verdade é uma só. O itapirense, amante do futebol e que sonha em ver a vermelhinha em ação sempre, não consegue bancar a permanência do clube nos campeonatos. Terminada a temporada, sobram dívidas e ações trabalhistas. E agora, quem vai assumir a brincadeira de gente grande?  

Corrupção em alta Bom seria se a corrupção no Brasil estivesse restrita à Petrobras e às licitações dos trens e metrôs de São Paulo. Além de toda semana, no varejo, o programa “Fantástico” percorrer os municípios brasileiros perguntando “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, no atacado o noticiário é farto.

A bola da vez é a FIFA e a CBF. Será que chegará aos clubes? A grande força europeia, a UEFA, ameaçou se separar da FIFA não participando das suas competições. A Europa reúne o melhor futebol do mundo. Sem a Europa, a FIFA perderia poder.

Renúncia Depois do envolvimento do braço direito de Blatter com a corrupção e a pressão da Europa, Blatter reuniu a imprensa nesta terça-feira, 2, e anunciou a renúncia uma semana depois de ser eleito para o cargo cantando de galo, disse agora: “meu mandato parece que não é mais apoiado por ninguém”. Esse ninguém é a Europa.

E tem corrupção que pouca gente fica sabendo: o esquema de corrupção no CARF, envolvendo fiscais e auditores em operações criminosas estimadas em R$ 19 bilhões que a cada dia aparece novidades; ações envolvendo agentes públicos nos portos e aeroportos; golpes contra o INSS, Seguro Desemprego e DPVAP envolvendo servidores, advogados e laranjas; fraudes contra o Ministério da Agricultura na redução de multas, avisos de visita de fiscalização e venda de liberações; médicos que recebiam da união sem exercer a função; utilização indevida de próteses cardíacas e ortopédicas por médicos brasileiros etc.. Presta atenção: esses são alguns casos apontados nos últimos três meses na Polícia Federal.       

A Saúde é contra os pobres O IBGE divulgou nesta terça-feira o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde, ano base 2013, mostrando que 15,5 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, mais de 10% da população, já se sentiram discriminados na rede de saúde (pública ou privada) por motivos de natureza econômica: falta de dinheiro e em razão da classe social. É mole!

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1059 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções