Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
12/08/2015 | Dropes nº 409

De novo! Parece que a maré ruim do ex-vice-prefeito ainda o perturba. É sabido que nas tardes de sábado um grupo de futebolistas se reúne no campo do Toninho Bellini. No último final de semana, Dado Boretti depois de um desentendimento solicitou, aos donos da casa, que expulsassem o desafeto. O sururu cresceu e tomou conta do encontro. Segundo consta, como a situação podia não acabar bem, foi o Dado quem acabou sendo convidado sair de fininho. Também pudera, dizem que Dado foi brigar justo com o mais forte candidato a vereador nas próximas eleições...

Por falar em sururu...  O entrevero da semana passada que envolveu os vereadores Carlão Jamarino e Marquinhos sacudiu o presidente Zé Branco que abriu a sessão desta terça-feira tornando pública a carta de advertência dirigida aos dois valentões, mas sobrou para os demais vereadores e assistentes aloprados que insultam e atrapalham as atividades legislativas.

Vergonha Zé Branco repudiou de forma veemente “as atitudes antidemocráticas dos dois vereadores que culminaram em agressões morais e físicas que envergonharam a tão já desprestigiada classe política do nosso país (sic)”.  

Quem manda sou eu O presidente garantiu que tomará medidas enérgicas a fim de coibir os discursos ofensivos, as ironias, os gritos exagerados, as interrupções etc. e que cassará a palavra dos abusadores e caso eles reincidam serão retirados do plenário. Deixou claro que suas atitudes serão lastreadas pela legislação em vigor e pelo bom senso. Será que proibindo esse monte de coisa vai ter vereador sem ter o que fazer?

Tem mais O presidente proibirá, também, o uso de aparelhos celulares ou similares, conversas paralelas, leitura de jornais, revistas ou qualquer outro documento que fuja do assunto em pauta. Não permitirá que ninguém saia do plenário não autorizado. Aliás, não admitirá os vereadores falarem de Deus e todo mundo, deixando a pauta em segundo plano.

Cassação? Os vereadores, depois dessa advertência, devem ficar de orelha em pé. Afinal, diante de qualquer deslize, caso o presidente não coloque ordem na casa correrá o risco de ficar ridicularizado não só entre os nobres edis, mas principalmente junto à população. Sabe como é... No ano que vem tem eleição... Dependendo dos acontecimentos, só uma cassação poderá por fim aos exageros. Alguém vai querer encarar?

Pelado Em sua defesa, o vereador Marquinhos tentou justificar as atitudes advertidas e defendeu o uso do celular como ferramenta de trabalho. Tentou, ainda, dizer que fez uso adequado do aparelho e coisa e tal... Não colou. Zé Branco, reafirmou: “durante as sessões, nada de celular. E pronto!”

Você conhece o Marcunha? As intempéries resultantes das atitudes do vereador Marquinhos, a forma como ele tenta justificar suas santas atitudes e os trejeitos faciais já construíram um novo apelido para o vereador do PRB: o Marcunha. Alguém soltou: “ainda bem que ele não é o presidente”.

Ficou quieto O vereador Carlão Jamarino acatou a advertência do presidente, reconheceu que deveria ter dado um jeito de superar as graves provocações do colega e optou por não fazer qualquer comentário a respeito do acontecido. Só ocupou a tribuna, na Ordem do Dia, para passar aos demais vereadores informações sobre o requerimento do sistema de cadastro de creches, aquele que desaguou na confusão.

Levantamento Carlão Jamarino informou que em 2014 as vagas foram zeradas, mas que em 2015 mais de duzentas crianças entraram na fila por conta dos nascimentos, mudanças de cidade, migração das escolas particulares, pessoas que não aceitam a vaga em outros bairros e, também, como antes era difícil conseguir a vaga muitas pessoas sequer se cadastravam. Com o aumento da oferta, essas pessoas foram encorajadas à inscrição.

Zerar o déficit Carlão comentou a matéria do Fantástico do último domingo que contabilizou mais de 2,7 milhões de crianças fora das creches em todo Brasil e que as prefeituras tem até 2024 para zerar esse número. Informou, ainda, que com a entrega das cinco novas creches previstas para o final do ano oferecerão 670 vagas e o tão sonhado déficit zero será atingido nove anos antes da obrigação legal: “pouquíssimas cidades do Brasil estão no mesmo patamar de Itapira”.  

Voto a qualquer preço Existe, ainda, a informação de que o vereador Marquinhos, por conta da sua implicância com a secretária Flavia Rossi, procura induzir algumas mães a entrarem na justiça para conseguirem as vagas e que, por decisão judicial, acabam conseguindo. É esse um dos truques dele para garimpar votos, mas quem paga a conta é o cidadão itapirense.

Tiro no pé Tem muita gente dizendo, que a estratégia do vereador é um tiro no pé, pois como a justiça não cria a vaga, apenas manda colocar a criança na turma. Só que essa inclusão acaba prejudicando o trabalho pelo excesso. Outro fator é que com essa atitude ele dá um verdadeiro chapéu nas pessoas e crianças que estão na fila de espera. Com isso, o voto ganho de um lado pode ser perdido de forma multiplicada do outro lado onde estão os pais dos alunos atendidos e os que estão na fila.

Otoridade é isso! Por falar em furar fila, a coluna foi informada que na agência local do Banco do Brasil, o vereador Marquinhos queria ser atendido de forma preferencial e que, diante da negativa do bancário em atendê-lo, gritou: “você sabia que eu sou vereador e que eu tenho prioridades?”. O bancário depois de alegar desconhecimento, o colocou no lugar devido, no fim da fila.

Único O vereador Juliano Água Suco está feliz da vida com a participação do filho Kelvin no estágio patrocinado em Brasília para os jovens participantes da política. Kelvin Feliciano como coordenador do PRB Juventude de Itapira passará uma semana conhecendo os meandros do Congresso Nacional: “Esse menino vai longe. Poucos estão tendo essa oportunidade e ele agarrou bonito!”

Essa não colou, Bicudo! Nesta terça-feira, Juliano Água Suco integrou as chamadas do PRB como um dos destaques do partido. No próximo sábado Juliano estará no ar, novamente. Mas como o nome dele saiu errado na legenda - saiu Juliano Firmino - durante a sessão desta terça-feira teve que aguentar as brincadeiras. O perrebista não se fez de rogado, como não tinha outra explicação, soltou: “é uma homenagem ao Joaquim Firmino, o mártir da abolição”. O Bicudo, assessor especial do Juliano, preferiu dar outra explicação: “é que esse camarada aqui é firme como uma rocha, ele tá sempre Firmino.”

Quem tudo quer... A presidente do Sindicado dos Servidores Municipais, depois de colocar o pé no barco do Solidariedade, tentou segurar o PDT e oferecer ao grupo Toninho Bellini/Manoel Marques dois partidos intermediários para a disputa do ano que vem.

Nada tem! Mas o tiro saiu pela culatra, além de não conseguir segurar o PDT que foi para as mãos do Toninho Orcini por ser considerada como traidora pelos pedetistas, o Solidariedade também ganhou outro rumo, ficou nas mãos do Raimundo do Sindicato. Dizem que por essa ela não esperava.

Partido que emagrece O PCdoB, fiel parceiro do PT, vem enfrentando dificuldades para aumentar o número de novos membros e em algumas regiões, como o Sudeste e o Sul, não está conseguindo segurar as filiações antigas. Em Itapira não é diferente, a maioria dos filiados está de mudança para o PR. Os pecedobista remanescentes, Sillas e Dado Boretti devem permanecer, mas há quem diga que se as fileiras não engrossarem, poderão cantar em outra freguesia, oposicionista, evidentemente.  “Já o PR contará com bons nomes, teremos boas surpresas, nós queremos fazer pelo menos um vereador ligado aos esportes”, disse Luizinho Pasté.

Deu as caras O ex-prefeito Toninho Bellini parece estar enfrentando dificuldades para conseguir partidos mais expressivos para chancelar a candidatura dele em 2016, mas a cada dia que passa está aparecendo mais na cidade, comparecendo às festas que como prefeito só encaminhava o vice (Festa da Nonna) e até inaugurou um perfil no Facebook.

As voltas que o mundo dá O deputado Barros Munhoz será homenageado com mais um título de cidadão esta semana na cidade de Paraiso. Para quem não sabe, Paraiso fica perto de Catanduva e o grande cabo eleitoral de Munhoz naquela região é o Toninho Ruete, um antigo desafeto. Aliás, é na cidade de Paraiso que existe um trevo chamado “deputado Barros Munhoz”.

Especialista O deputado Barros Munhoz está cada dia mais impressionado com o crescimento do filho, Eduardo Munhoz, como advogado na área de recuperação judicial. Enquanto as grandes empresas estão enfrentando problemas com a operação Lava Jato e a crise econômica brasileira, Eduardo está atuando para salvá-las, ganhando grandes espaços na mídia nacional. Nesta semana, o jornal O Estado de São Paulo dedicou uma página inteira para o filho do deputado.    

Ascorsi com a bola toda A grande vitrine do Consórcio Intermunicipal é sem dúvida nenhuma a nossa Ascorsi. Por isso, um grupo de empresários coreanos estará em Itapira nesta quarta-feira para conhecer o trabalho da associação. Esses empresários estão investindo 600 mil dólares no Cisbra. O prefeito Paganini não perderá a oportunidade para tentar puxar alguns trocados para a Ascorsi. Dólares mais do que merecidos.
 
Para o bem do turismo Marcelo Iamarino estará nesta quinta-feira com o Ministro do Turismo, Henrique Alves, acompanhado do deputado Silvio Torres. Na pasta vários projetos de fomento do turismo itapirense.

Copa O prefeito Paganini está ansioso para o lançamento, em setembro, da Copa Integração que reunirá 46 equipes, das três divisões de amadores. O sistema será parecido com a Copa do Brasil, sistema mata-mata. “Foi uma grande ideia, os clubes ficavam praticamente inativos no segundo semestre. Com certeza será um sucesso”, resumiu Paganini.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

710 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções