Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
11/11/2016 | DZ Esportes e SAMA fazem reconstituição de mata ciliar do Ribeirão da Penha

No sábado, 5, a DZ Esportes, do empresário José Luiz Zanovello, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira e a Usina Virgolino de Oliveira realizaram uma recomposição de mata ciliar do Ribeirão Penha, com o plantio de 200 mudas de árvores nativas na margem do principal curso d’água do município. O evento lembrou o aniversário de Itapira e o Dia do Rio, comemorados em 24 de outubro e 24 de novembro, respectivamente.  

A ação contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre motociclistas, praticantes de trilha e integrantes da comunidade local. Sob a orientação do técnico da SAMA, Pérsio Paulino, os participantes realizaram o plantio das mudas em uma área de preservação permanente às margens do Ribeirão da Penha. José Alair de Oliveira, secretário da SAMA, destacou: “além dessa importante ação de Educação Ambiental, estamos preservando esse importante corpo d’água, de onde provém a água consumida em Itapira”. Ele lembrou ainda que a parceria foi bastante produtiva, graças ao apoio da Usina Virgolino de Oliveira, que cedeu as mudas para o plantio, e da DZ Eventos, que organizou o evento, enquanto a SAMA realizou todo o preparo do terreno com as orientações técnicas para o plantio.

De acordo com biólogo Anderson Martelli, essa data do Dia do Rio foi instituída devido à grande escassez de água e à consequente necessidade de preservação dos corpos d’água. A ação que a SAMA vem desenvolvendo ao longo dos anos vem favorecendo a diminuição de processos erosivos dos solos e, consequentemente, o assoreamento de rios e córregos, além de proporcionar um aumento da área verde urbana.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

749 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções