18/08/2015 | Embaixada dos Emirados Árabes no Iêmen é ocupada por rebeldes 
O governo dos Emirados Árabes Unidos denunciou a invasão de rebeldes xiitas iemenitas na sua embaixada em Sanaa, capital do Iêmen, e exigiu a desocupação imediata do local, em declaração oficial publicada na madrugada de hoje (18).
Juntamente com a Arábia Saudita, os Emirados apoiam atualmente as forças pró-governamentais no Sul do Iêmen, em uma ofensiva com o objetivo de recuar os rebeldes xiitas houthis que ocupam grande parte do território iemenita, incluindo a capital Sanaa, desde o início do ano. Os houthis, apoiados pelo Irã, mantêm-se fiéis ao antigo presidente iemenita Ali Abdallah Saleh e têm, progressivamente, expandido a presença no país.
Depois de terem ?condenado, nos termos mais fortes, a ocupação? da embaixada nessa segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores dos Emirados advertiu que a capital Abu Dhabi reserva-se ?o direito de levar à Justiça os autores deste ataque?.
Trata-se de nova prova de que o grupo de houthis ?não tem qualquer respeito pelas convenções internacionais e pelas normas diplomáticas, já que pratica a lei da selva?, afirmou o governo em comunicado.
Em 26 de março, a Arábia Saudita passou a liderar uma coligação que fez ataques aéreos contra os houthis no Iêmen.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-08/abu-dhabi-denuncia-ocupacao-por-rebeldes-da-sua-embaixada-no-iemen
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul