24/05/2015 | Estado Islâmico executa 16 comerciantes no IraqueO grupo extremista Estado Islâmico executou 16 comerciantes que transportavam produtos alimentícios de Baiji, tomada pelos extremistas, para Haditha, controlada pelas forças governamentais, anunciaram hoje (24) as autoridades locais.
?O Daesh [sigla em árabe do grupo] executou 16 comerciantes de Haditha na noite passada?, disse o presidente da Câmara da cidade, Abdelhakim al-Jighaifi. ?As vítimas transportavam sobretudo legumes, por exemplo, de Baiji para Haditha?, explicou.
Baiji, situada nas margens do Tigre a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá, foi tomada pelos jihadistas logo no início da ofensiva lançada por eles em junho de 2014.
Haditha, nas margens do Eufrates, fica a aproximadamente 130 quilômetros a sudoeste de Baiji. É a última grande cidade da província de Al Anbar (oeste) sob controle do exército iraquiano.
A província, a maior do Iraque e que faz fronteira com a vizinha Síria, está praticamente sob controle do Estado Islâmico, incluindo a capital, Ramadi, tomada no último domingo (17) pelo Estado Islâmico.
?Eles foram mandados parar num posto de controle e raptados. A seguir, foram executados, alguns a tiros, outros degolados?, disse o presidente da Câmara. Os cadáveres foram encontrados na estrada por habitantes de Haditha.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/node/960793
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul