03/04/2012 | Farc libertam dez que estavam há 14 anos em seu poderAs Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram ontem (2) dez reféns que estavam sob seu poder há cerca de 14 anos, informou comunicado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O Brasil ajudou na operação de resgate, coordenada pelo comitê, governo colombiano e pela organização Colombianas e Colombianos pela Paz.
O grupo, de quatro militares e seis policiais, foi liberado na zona rural entre os departamentos de Meta e Guaviare, na Colômbia. Eles serão levados, em um helicóptero cedido pelo Brasil, à cidade de Villavivencio. Depois, seguem de avião até a capital Bogotá para o reencontro com as famílias.
A Cruz Vermelha divulgou o nome dos reféns libertados. São eles: os primeiros-sargentos do Exército, Luiz Alfredo Moreno Chagueza, Robinson Salcedo Guarín, Luis Arturo Arcia, Luis Alfonso Beltrán Franco e o sargento-mor de polícia, César Augusto Lasso Monsalve, todos capturados em 1998. Foram libertados ainda o primeiro sargento de polícia, José Libardo Forero, e os suboficiais de polícia, Carlos José Duarte, Wilson Rojas Medina, Jorge Humberto Romero e Jorge Trujillo Solarte, sequestrados em 1999.
Na nota, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha agradeceu o apoio do Brasil, que cedeu dois helicópteros Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, de Manaus, e equipes de apoio, com 22 especialistas. De acordo com a porta-voz da Cruz Vermelha no Brasil, Sandra Lefcovich, é a quarta vez que os brasileiros participam desse tipo de resgate.
“O CICV agradece ao governo do Brasil o fornecimento da tripulação e das aeronaves que asseguraram o êxito desta operação, bem como a cooperação das partes que permitiram a liberação dessas pessoas: o governo da Colômbia e as Farc-EP. Do mesmo modo, agradece as gestões de Colombianas e Colombianos pela Paz e o apoio da Cruz Vermelha Colombiana prestado no aeroporto de Villavicencio”, diz a nota.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul