Carregando aguarde...
Itapira, 07 de Julho de 2025
Notícia
27/11/2012 | Hospital Municipal suspende as cirurgias eletivas.

 

Assim como ocorreu com o transporte de pacientes, a Prefeitura Municipal de Itapira está sem recursos orçamentários para manter as cirurgias eletivas. 
 
Cirurgia eletiva é indicada para tratamento médico do cliente, mas não se enquadra nos casos de urgência ou emergência. Quando o paciente não corre risco de vida imediato ou esteja com alto grau de sofrimento.  Apesar de ser efetuada em data escolhida pelo médico ou hospital com a concordância do paciente, a demora não deve comprometer a eficácia do tratamento. Além disso, como o assunto saúde é sempre delicado, a suspensão do procedimento sensibiliza não só o paciente e as ansiedades envolvidas, mas a população em geral.
 
Em contato com a reportagem do Portal Cidade de Itapira, Vladen Vieira explicou que as suspensões das cirurgias eletivas são normais no sistema: “Nos anos anteriores suspendíamos em outubro, esse ano tentamos manter um pouco mais adiante os atendimentos.”
 
O secretário esclareceu que a suspensão dos serviços é necessária quando o poder público não dispõe de dotação orçamentária para aquisição do material exigido na realização dos procedimentos: “estamos atendendo os casos urgentes e emergenciais. Precisamos, inclusive, deixar o centro cirúrgico sempre pronto para essas situações.”
 
São realizadas uma ou duas cirurgias eletivas por dia, Vladen disse que a suspensão é semanal e não está determinada, por hora, até final do ano: “Na medida em que conseguirmos movimentar as verbas e comprar os materiais, os procedimentos serão realizados.”  
 
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ajuda do prefeito eleito Paganini e do deputado Barros Munhoz para que todas as cirurgias sejam realizadas, Valden não titubeou: “toda ajuda é bem vinda. Eu – e posso falar em nome do prefeito – aceitaremos o que eles puderem ajudar. Com relação ao transporte de pacientes, apesar da verba não ter caído em nossa conta, desde ontem os agendamentos foram retomados. Tivemos feriados que atrapalharam bastante, mas o importante é que o serviço foi retomado e quem ganha com isso é a população.”
 
Paganini diante da notícia da suspensão das cirurgias mostrou-se bastante sensibilizado com o problema: “eu fico imaginando aquela pessoa que está aguardando essa cirurgia faz tempo, está ansiosa para resolver seu problema e de repente recebe uma ligação informando que não vai mais acontecer esse ano. É muito triste.”
 
“Nós já estamos realizando os levantamentos necessários para ver onde nós podemos ajudar. Sei que o deputado Barros Munhoz, mesmo diante de uma remota possibilidade, não medirá esforços para encontrar um solução”, concluiu Paganini. 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2246 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções