Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2024
Notícia
23/11/2013 | Itapira participará da mobilização estadual de testagem anti-HIV
Qualquer pessoa interessada poderá fazer  teste anti-HIV, para saber se está infectada ou não pelo vírus da AIDS.
Juntamente com os municípios do estado de São Paulo que aderiram à mobilização, Itapira estará participando, de 25 de novembro a 1º de dezembro, da campanha Fique Sabendo 2013, uma iniciativa da Coordenação Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, visando oferecer à população do estado diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV (vírus da AIDS). Estimativas do Ministério da Saúde indicam que cerca de 600 mil brasileiros vivem e convivem com o HIV. Destes, 400 mil não sabem de sua condição de portadores do vírus da AIDS. Nesse contexto, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da epidemia de AIDS no país, e muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.
 
Atualmente, em todo o mundo, inclusive no estado de São Paulo, a principal causa de morte por AIDS é a falta de acesso oportuno ao tratamento, sendo que essa situação leva à imunodeficiência importante e a ocorrência de infecções oportunistas graves e muitas vezes fatais. Um dos problemas de acesso ao tratamento é a realização tardia do diagnóstico. Daí a necessidade da realização da Campanha Fique Sabendo. 
 
Em Itapira, o teste Anti-HIV Convencional será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Vigilância Epidemiológica (no CAIS), diariamente, de 25/11 a 01/12, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Todas as UBS da zona urbana e o Ambulatório da Vigilância Epidemiológica estarão também oferecendo o Teste Rápido Diagnóstico (TRD) das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As UBS da zona rural seguirão a seguinte escala para a realização do Teste Rápido Diagnóstico: 
 
- UBS Ponte Nova, dia 25/11, das 8:30 às 14:30 horas; 
 
- UBS Barão, dia 26/11, das 8:30 às 14:30 horas; e 
 
- UBS Eleutério, dia 29/11, das 8:30 às 14:30 horas. 
 
Para as pessoas que trabalham ou estudam durante o dia, a Secretaria Municipal de Saúde escalou as seguintes opções de datas e UBS, no horário das 17 às 20 horas:
 
- Dia 25/11, UBS Pé no Chão e Istor Luppi;
 
- Dia 26/11, UBS Prados e Pé no Chão;
 
- Dia 27/11, UBS Central e Flávio Zacchi;
 
- Dia 28/11, UBS Braz Cavenaghi e Cubatão; e
 
- Dia 29/11, UBS Figueiredo e Vila Ilze. 
 
A diretora de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Josemary Apolinário, informou que o teste Anti-HIV estará disponível pela metodologia convencional apenas nas UBS da zona urbana e na Vigilância Epidemiológica: “Convém lembrar que essa campanha é fundamental porque ajuda a identificar novos casos de infecção pelo HIV, possibilitando o tratamento imediato desses casos e a qualidade de vida das pessoas, porém, o mais importante, sempre, é prevenir a AIDS não esquecendo nunca do uso do preservativo nas relações sexuais, e de materiais descartáveis pelos usuários de drogas injetáveis”, destacou Josemary. 
 
“Com todos os horários, inclusive alternativos para quem trabalha, qualquer pessoa interessada, inclusive adolescentes maiores de 12 anos de idade, terá acesso ao teste no local, dia e horário de sua preferência, com garantia de privacidade”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. A campanha Fique Sabendo 2013 será concluída no dia 1º, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, às 17:30 horas, com a realização de um evento na Rua José Bonifácio (esquina do cartório), onde será montado um estande para distribuição de materiais educativos alusivos ao tema, sorteio de squezzes, camisetas e chaveiros, e apresentação de sarau com a cantora Stella, da Casa das Artes.
 
25 anos do Programa de Luta Contra a Aids em Itapira:- Para destacar a data, a Secretaria Municipal de Saúde agendou para o dia 27/11, das 13:30 às 16 horas, no anfiteatro da Guarda Mirim, uma série de palestras, com a seguinte programação:
 
- 13:30 hs – Abertura;
- 14:00 hs – Contextualização histórica da Aids em Itapira – Dr. Carlos Humberto R. Póvoa;
- 14:40 hs – Café;
- 15:00 hs – O cenário atual da Aids em Itapira – Dra. Maria Edith Z. C. Ribeiro;
- 15:40 hs – Viver com Aids (depoimento de cidadão em tratamento);
- 16:00hs  – Encerramento – Enf. Josemary Apolinário.
 
 
Fernando Odriozola
Comunicação Social/SMS  
 
Fonte: Fernando Odriozola

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

798 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções