15/04/2011 | Japoneses invadem área evacuada perto de Fukushima para resgatar cãesO resgate, que aconteceu no último final de semana, foi organizado por voluntários via e-mail depois que o jornal Asahi Shimbun publicou uma foto que mostrava cães perdidos na cidade costeira de Minami Soma, em uma área próxima à usina. “Meu coração tremeu. Eles se pareciam com o meu cão. Comecei a procurá-los na hora”, disse à Associated Press Etsumi Ogino, 56, que é voluntária em um abrigo de animais na província de Chiba.
No domingo, sete voluntários chegaram na “cidade fantasma” de Minami Soma, alguns com vestes anti-radioativas, outros apenas com capas de vinil para se proteger dos riscos da radioatividade. Os primeiros cães encontrados estavam em uma estação de trem de Odaka. “Eles estavam esperando pelo dono”, disse Tamiko Nakamura, uma das voluntárias, à AP.
No total, 20 cachorros foram resgatados, alguns foram levados a uma clínica veterinária em Kanagawa e outros estão sendo cuidados por voluntários em outras áreas. Uma das donas, cuja identidade não foi revelada, ficou “extremamente feliz”, segundo Nakamura, que lamenta por não ter conseguido salvar outros animais que fugiram.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
28/05/2011 - Airbus do voo 447 bateu no oceano a 200 km/h; veja últimos minutos
05/05/2011 - França recupera 1º corpo do Airbus da Air France
01/05/2011 - Robô submarino encontra memória de caixa-preta do voo 447
29/04/2011 - Tornados matam 284 pessoas no sul dos EUA