Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2024
Notícia
01/11/2014 | Júlio Recchia e Fernando Trigo buscam nova aventura

Pouco mais de um ano depois de cruzarem o deserto do Atacama, no Chile, em suas motocicletas, os itapirenses Júlio Luiz Recchia e Fernando Trigo Martins partem este mês para nova aventura. Desta vez o destino é mais distante e fica bem perto da Antártida.

A viagem da vez terá cer­ca de 14 mil quilômetros e começa no dia 15 deste mês tendo como principal destino Ushuaia, a cidade mais ao sul de todo o planeta, localizada na Argentina, em uma ilha chamada Tierra del Fuego, e separada da Antár­tida somente pelo Estreito de Drake. “Iremos em duas motocicletas, eu com uma BMW F800 GS e o Fernan­do com uma BMW GS 650”, conta Recchia, que assim como o parceiro de viagem, é cirurgião-dentista. “Per­correremos algo em torno de 14 mil quilômetros em um mês e atravessaremos a Patagônia, em terras ar­gentinas e chilenas, a Cordi­lheira dos Andes duas vezes, cruzaremos o Estreito de Magalhães, conheceremos o Parque Nacional Torres del Paine, uma das regiões mais intocadas do planeta, o Glaciar Perito Moreno em El Calafate, a região de Bari­loche e Lagos Andinos, além de vulcões como o Villarica e a sentinela de pedra, o Aconcágua”.

Conhecer as belezas que a natureza oferece é algo que at rai os dois colegas, mas como o próprio Recchia admite, tudo tem um preço. “A natureza nos oferece to­das essas belezas, mas para contemplá-las há que se ter muita disposição e pagar um preço, como as distâncias a percorrer que são enor­mes e o clima na Patagônia que é muito instável, pois sol e chuva podem aconte­cer várias vezes no mesmo dia, o vento é implacável e constante”, lembra. “Há relatos de viajantes que têm que esperar dias até o vento amainar. Somado a isso, a temperatura vai baixando quanto mais se vai atingindo latitudes mais ao sul, chegan­do facilmente a zero grau e a sensação térmica causada pelo vento na motocicleta leva a temperatura abaixo de zero, mesmo na Primavera, que é quando iremos”.

As dificuldades, de acordo com o planejamento dos aventureiros, inclui também a parte física. A Patagônia também não oferece muitos recursos, como postos de combustíveis, que não são muitos e o vento frontal pode ocasionar um gasto excessivo das motos. “Teremos que se levar galões extras de gaso­lina para garantir uma boa autonomia, pois se pegar­mos muito vento contrário o consumo de combustível aumenta e ficar parado na Patagônia sem combustível não é uma boa ideia”, brinca Recchia. “Fizemos um bom planejamento e trocamos informações com outros viajantes, acredito que es­tamos bem preparados para a empreitada e que tudo vai dar certo”.

Assim como no ano pas­sado, quando voltaram da vagem ao Atacama com uma enorme experiência nesse tipo de aventura, os dois esperam pelo mesmo resul­tado. “Voltaremos mais ricos em experiências, com a alma mais leve e creio que mais encantados com esse nosso planeta”, revela Recchia.

E, desta vez, a viagem será relatada em episódios sema­nais no A Cidade. Durante as paradas para o descanso, Júlio Recchia e Fernando Trigo passarão as experiências da semana através da internet para que possam ser perpe­tuadas nas páginas do jornal.

 

O Glaciar Perito Moreno é um dos pontos a serem visitados pelos aventureiros itapirenses

Júlio Recchia e Fernando Trigo Martins partem no dia 15 deste mês para o Sul do planeta

 

Aventura terá cerca de 14 mil quilômetros e um mês

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2020 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções