Ao defender voto contrário ao parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) pela admissibilidade do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, o líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), acusou de ?golpistas? os que defendem o afastamento de Dilma.
Florence disse que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), tem agido como ?conspirador? e ?traidor?. O petista também criticou a parecer apresentado por Arantes e acusou o relator de agir a mando do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de Temer e dos partidos de oposição.
?Não vai ter golpe, porque não é só um golpe, é uma traição ser nomeado articulador político [Temer] e conspirar contra a presidenta. É traição ser presidente da Câmara e rasgar o regimento e a Constituição para acelerar o impeachment e estancar a possibilidade de ser investigado?, disse Florence em sua fala na Comissão Especial do Impeachment. Todos os líderes de partidos têm direito à palavra antes do início da votação do parecer.
?Esse relatório está contaminado na sua origem porque ele tem o fio único de desestabilizar o país a serviço dos interesses de Eduardo Cunha, Michel Temer e Aécio Neves?, acrescentou.
A comissão especial que analisa denúncia contra a presidenta Dilma Rousseff vota hoje parecer do relator Jovair Arantes, que pede a continuidade do processo de impeachment
O petista disse que a eventual aprovação do impeachment seria ?uma traição? aos mais pobres e provocaria uma comoção no país. ?Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe, é golpe doloso, é traição ao país, ao povo pobre. E vocês não terão sossego se fizerem isso. Porque o povo irá para as ruas mobilizado para lutar pelas suas conquistas.?
O impedimento de Dilma, segundo Florence, significaria o fim dos programas sociais e o ?engavetamento? das investigações da operação Lava Jato. ?A consciência democrática vai reverberar aqui dentro. Vossas excelências que trabalham pelo golpe vão entrar para a história pela lata do lixo. Isso é golpismo contra o povo pobre, contra o Bolsa Família, contra o voto popular?.
Para o líder petista, o relatório pró-impeachment será derrotado na Comissão Especial e também no plenário da Câmara.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.