Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2024
Notícia
23/06/2014 | Mancha de poluição no Ribeirão da Penha incomoda ambientalistas

  


O problema foi notado por integrantes da AIPA (Associação Itapirense de Proteção Ambiental). Pouco acima da estação de captação de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) existe uma concentração de poluentes que provoca uma espécie de mancha.

“É uma situação que ain­da que não represente algum tipo de ameaça concreta para a população em geral, é um cenário deprimente ver o ribeirão daquela forma, sobretudo a poucos me­tros de onde o SAAE capta a água distribuída para nossa população”, comentou o servidor público federal Antonio Carlos Avancini, o Tatão, presidente da AIPA.

Ele revelou que há cerca de 15 dias um grupo da AIPA realizou no trecho urbano do ribeirão uma espécie de limpeza das margens, com recolhimento de lixo. “Além dos elementos já conhecidos, como garrafas pet e latinhas, havia até carcaça de animal morto, num sinal de que as pessoas continuam desrespeitando nosso principal curso de água”, afirmou. Este traba­lho resultou na percepção de que a forte estiagem é outro fator que vem cola­borar para a criação destes bolsões de concentração de poluentes. “A vegetação à mostra acaba represando os poluentes”, avaliou.

Ele defende que a Pre­feitura poderia tomar a ini­ciativa de fazer uma limpeza no leito do ribeirão, uma espécie de dragagem para que a situação seja ameni­zada. Questionou ainda a exploração de argila e areia acima do local onde foi re­gistrada a concentração de poluentes neste período de estiagem. “Causa impressão de que esta atividade feita por dragas ajuda a piorar o aspecto do ribeirão e talvez fosse o caso de restringir a extração de areia e argila durante este período de estiagem”, defendeu.

Avancini disse que na quarta-feira, 25, haverá reunião ordinária do Com­dema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e que o assunto será levado para debate. Ele acha que a atual situação é oportuna para que as autoridades do mu­nicípio voltem a debater a adoção de um programa de conscientização de pro­prietários de terra acima do local de captação de água para a adoção de medidas que mitiguem as agres­sões sofridas pelo curso de água. “É uma antiga rei­vindicação que a AIPA vem encampando, mas que, até o presente momento , não teve respaldo de sucessivas administrações municipais, infelizmente. O momento é bastante oportuno para colocar este tema na ordem do dia”, concluiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

981 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções