Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Agosto de 2022
Notícia
07/08/2010 | Máscaras no palco da Festa da Nonna


Atores do NAC são os responsáveis pelo inédito trabalho, assinado pela diretora Juliana Avancini

                     Pela primeira vez na história de Itapira, um grupo de teatro decidiu trabalhar o poema Máscaras, obra do poeta Menotti Del Picchia. Com uma linguagem dramática e romântica coloca em suas linhas a história imortal dos personagens Colombina, Pierrô e Arlequim arquétipos da Commédia Dell Art.

A obra teve adaptações feitas pela produtora artística e diretora, Juliana Avancini, que resolveu junto com os atores, dramatizar este universo romântico e ao mesmo tempo cercado de incertezas e conflitos num amor dividido entre três personagens.

De poema para uma linguagem teatral, o texto ofereceu oportunidades para que todos pudessem encenar a obra. O processo de montagem e criação também teve a colaboração dos atores, um grupo muito jovem com idades de 11 a 14 anos e que tiveram o contato com a obra pela primeira vez.

Máscaras têm a estréia prevista para o dia 20 de agosto, no anfiteatro da escola estadual Elvira Santos de Oliveira (ESO), com entrada franca. O espetáculo já foi apresentado no mesmo teatro há alguns anos por um ator de outra cidade, onde interpretou os três personagens. Desta vez tivemos o privilégio de poder encená-lo pela primeira vez para o público local, com o objetivo de fomentar a poesia de um artista que um dia viveu no município.

No elenco está Janaína Godoy, como Colombina, Gabriel Vernucci, no papel de Pierrô, Enzzo Ferreira, representará Arlequim, Marcella Seraphim, Ketylin Ribeiro, Melissa Orcini e Juliana Avancini, representarão os títeres, onde farão o cordão de ligação dos personagens e das cenas.

O público poderá desfrutar de mudanças na nossa linha teatral. Para esta apresentação, os figurinos ficaram surpreendentes, a linha musical vai mesclar o clássico, celta, o renascentista, tudo baseado em pesquisas para se encaixar no contexto e inovar o trabalho do grupo.              A bailarina e atriz Marcella Seraphim ficará a cargo das coreografias de sapateado.

A idéia do projeto partiu da Secretaria Municipal de Cultura, através da chefe da pasta, Maria Elizabeth Guiraldelli, que também é diretora do Memorial Menotti Del Picchia e com todo o respaldo do diretor de Cultura José Carlos Vieira. “Disse a Beth que os atores estavam concluindo um curso de máscaras e foi então que a idéia floresceu”, contou Juliana.

A partir do momento que recebemos o texto, ficamos vidrados no modo como Menotti escreveu o poema. A partir daí tivemos a autorização do Memorial para encenar-mos, lembrando que o texto não sofreu de forma alguma alterações, apenas foram adicionados pequenos textos para incorporar a obra.

Em agosto, é comemorado a XXIX Semana Juca Mulato, e dentro da programação, a Escola de teatro NAC, fará um trabalho em conjunto para mostrar ao público Máscaras. No ano passado, o poema Angústia de D. João, obra do poeta Menotti, foi encenado pelos atores Luisinho Stringuetti, Lucas Stringuetti e Juliana Avancini, na Festa da Nonna.

Máscaras, também poderá ser visto na Festa da Nonna, no sábado, às 20h30 horas, onde os atores farão apenas um fragmento do espetáculo. Não poderíamos deixar de mostrar esta obra tão bela ao público, ainda mais por se tratar de arquétipos da comédia italiana.

O projeto artístico Máscaras, recebe o incentivo cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e que pretende levá-lo a diferentes espaços da cidade.

Os atores realizam os seus ensaios na Casa das Artes e em abril, o NAC completou três anos, com inúmeras apresentações teatrais e performances durante a trajetória.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1652 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções