14/06/2013 | Médicos que atenderam manifestantes serão investigados pelo governo da TurquiaRenata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo da Turquia determinou a abertura de inquéritos para investigar a atuação dos médicos que deram assistência aos manifestantes que participaram dos protestos nas últimas duas semanas. Os manifestantes protestavam contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e as obras no Parque Gezi, em Istambul.
Dirigente da União dos Médicos da Turquia (TTB, na sigla em turco), Osman Ozturk disse que a entidade recebeu um comunicado do Ministério da Saúde solicitando com “urgência” uma lista com os nomes dos que atenderam os manifestantes.
“O inspetor-chefe do Ministério da Saúde, Izzet Tasçi, informou, por meio de mensagem, com a data de 13 de junho, que ordenou um inquérito às enfermarias improvisadas que forneceram assistência médica aos resistentes [em referência aos manifestantes]”, disse Ozturk.
Segundo ele, a entidade médica não fornecerá informações ao Ministério da Saúde. O último balanço, publicado há dois dias, informa que três manifestantes e um policial foram mortos durante os protestos. Cerca de 7,5 mil pessoas ficaram feridas, 50 delas em estado grave.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Lílian Beraldo
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-14/medicos-que-atenderam-manifestantes-serao-investigados-pelo-governo-da-turquia
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul