Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
02/09/2014 | Milton Leitão: Falta de água: Um problema antigo
A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor econômico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. Nos nossos dias, o desperdício aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida (higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza, indústria e agricultura), e nem sequer temos a noção da sua importância, temos aqui a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos falta
Afinal, todos sabem que a água é importante, mas por quê? Para responder essa pergunta é necessário ter em mente o que a água faz em nosso organismo.  É tão importante que sua função perde apenas para o oxigênio em termos de necessidade. O corpo de uma pessoa saudável contém em média 60% de água distribuída no interior das células, entre os tecidos e circulando pelas veias e artérias, nos bebês a proporção é ainda maior: 70%. Entre suas funções estão: transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo; excreção de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias estranhas que o corpo não necessita; solvente como meio onde se dão todas as reações, regulação da temperatura corporal. A água é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos.  
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia e muitos não fazem isso. Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água, um corpo sempre bem hidratado terá uma aparência mais jovem, uma pele e cabelos mais saudáveis, será menos suscetível a doenças e problemas no aparelho digestivo e urinário. Mantenha sempre ao seu lado uma garrafa de água para aumentar seu consumo diário e manter sua hidratação adequada.
Não podemos nos esquecer de que também é necessário consumir bastante água quando está calor, durante os exercícios físicos, no caso de febre, resfriados e outras doenças. Nas gestantes a água se torna muito importante para formação do líquido amniótico e o aumento do volume de sangue e na amamentação para produzir o leite, que contem 87% de água. Um hábito dos brasileiros que se repetem todos os dias é beber água junto da comida, o que prejudica a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos do estômago. Você também pode associar água e fibras que é combinação perfeita e que auxilia na movimentação do bolo fecal, ativando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga e consequentemente na eliminação de toxinas. Além de tudo, auxilia em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite.
Ou seja, é necessário preservar esse ouro azul, ainda mais em tempos como este, de seca e medo de falta de água, o uso adequado e responsável é a melhor pedida. 
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499
 
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

837 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções