Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
09/09/2014 | Ministro do Esporte diz que centro paralímpico em São Paulo é legado para o país

O ministro Aldo Rebelo visitou hoje (9) as obras do Centro Paralímpico Brasileiro, no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista, e disse que a obra antecipa um legado que as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 deixarão para o país. ?É um centro de treinamento para o Brasil e para os nossos irmãos da América Latina. É também para competições internacionais, e será entregue antes do prazo previsto, para aperfeiçoamento dos nossos atletas, porque acreditamos que podemos alcançar pelo menos o quinto lugar nas Paralimpíadas de 2016?, falou.

A expectativa do ministro é que o Brasil supere o sétimo lugar obtido nas Paralimpíadas de 2012, em Londres. Rebelo fez a vistia acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin; pela secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons; e pelo secretário nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser.

O local será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo, com lugar para 15 modalidades paralímpicas. Construído por meio de parceria dos governos estadual e federal, o local será também um centro de pesquisa em diversas áreas científicas e tecnológicas associadas ao esporte para pessoas com deficiência. O total do investimento previsto é R$264 milhões para a obra e R$ 24 milhões para os equipamentos.  

O novo centro de esportes terá áreas para prática indoor e outdoor, uma área residencial com alojamentos para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e centro de medicina e ciências do esporte, além de academia, vestiário e outros espaços de apoio. O complexo fará parte da Rede Nacional de Treinamento, que está sendo estruturada para modalidades de alto rendimento.

O nadador Rony Stony é cadeirante e compete há seis anos. Para ele, a construção de um complexo como esse representa um grande ganho para o atleta paralímpico. ?É muito gratificante treinar em um centro como esse no nosso próprio país. Faz com que o esporte cresça. Isso é importante para nós nos desenvolvermos no esporte. Hoje é complicado para treinarmos, e com esse centro vai melhorar muito?, disse Stony. Ele competiu em Londres e ficou em sétimo melhor do mundo. Atualmente, ocupa o posto de segundo melhor do mundo e deve competir em 2016.

Também nadador, Daniel Dias está desde 2004 no esporte, o que mudou sua maneira de pensar. ?Vi que o limite está em nossa cabeça. Já competi em duas paralimpíadas e fui bem, assim como os outros atletas também. Acho que o Brasil está no caminho certo do esporte adaptado. Buscamos ter sempre o melhor e o que estamos conquistando com esse centro de esportes é isso. Fico feliz por  fazer parte dessa história?.

Editor Davi Oliveira

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-09/ministro-do-esporte-diz-que-centro-paralimpico-em-sao-paulo-e-legado-para-o

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1304 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções