Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
10/09/2014 | Dropes nº 360

Guaíra O deputado Barros Munhoz estará em Guaíra, terra que ficou conhecida nacionalmente pelo movimento dos trabalhadores rurais. A região é a meca da agricultura brasileira, tanto pela qualidade da terra, pela grande planície onde está situada e pelo uso de alta tecnologia. Uma grande reunião está sendo preparada para receber o líder do governo Alckmin.

Santo Amaro Na capital paulista, Barros Munhoz inaugurará nesta quarta-feira o comitê eleitoral do Bairro de Santo Amaro. O candidato ao senado José Serra já confirmou presença, além do “alto clero” tucano. Santo Amaro que já deu o título de “botina amarela” para Munhoz promete uma grande recepção. José Serra voltará à região nesta sexta-feira, para uma grande reunião em Mogi-Mirim.

Inaugurações O prefeito Paganini classificou o atual período como entressafra, já que não pode correr os órgãos estaduais e de Brasília em busca de verbas, mas disse que está aproveitando o momento para executar as obras já conquistadas. Nas ultimas semanas inaugurou seis e outras vinte estão previstas

Leite de pedra Paganini tem comentado que o mar não está para peixe. Com a arrecadação reduzindo mês a mês, por conta da recessão, e a inadimplência do IPTU aumentando está difícil manter a prefeitura funcionando: "a cidade não para. É nessa hora é que temos que mostrar competência, temos que tirar leite de pedra sem ficar na lamentação.”.

Dormir no ponto? Além de manter a cidade funcionando, o prefeito José Natalino Paganini disse que as dificuldades do presente não podem comprometer o futuro. Como o período eleitoral proibe a batalha por verbas, a equipe está debruçada nos projetos que serão levados aos novos e aos velhos e conhecidos parceiros.

Sem noção As sessões da Câmara de Itapira com a participação de alguns vereadores que se acham o suprassumo da inteligência e das estratégias está se tornado cada vez mais hilárias, logo, logo, os principais protagonistas serão motivos de piadas na cidade inteira. É esperar para ver. Os nomes serão poupados, para vê-los em ação basta acompanhá-los “in loco” ou através da rádio ou internet:

1)      Sem preparo O vereador não tem argumento. Objetividade, nem se fala. Tampouco oratória que sustente uma fala por mais que dois minutos, mas como o regimento lhe dá mais tempo, enche linguiça, repete um único raciocínio várias vezes. O voto deve ser conqusitado com credibilidade das palavras ou das intenções.

2)      O vereador parece não saber:

a.       O que é justificar a propositura ou fazer uma declaração de voto

c.       O que é defender/discutir uma ação parlamentar

d.      Ler e entender o que leu

3)      Tem vereador que:

a.       Acha legal tentar ganhar no grito

b.      Dá risadinhas marotas diante do voto vencido

c.       Julga ser muito esperto

4)      Para alguns vereadores, legislar é:

a.       assistir ao povo, o tempo todo, sem prioridades.

b.      aporrinhar a vida do prefeito.

c.       pedir qualquer coisa, principalmente aquelas que o governo não pode ou não vai atender.

5)      Tem vereador que acha que parlamentar:

a.       Não é negociar

b.      Não é ganhar pelo convencimento inteligente

c.       Não é respeitar a votação final

6)      Tem vereador que não sabe:

a.       o que é política

b.      a diferença entre maioria e minoria ou situação e oposição.

c.       o que é o poder da representação

Exemplo Nesta terça-feira três vereadores propuseram um determinado requerimento. Na hora de justificar a proposta, dois deles trocaram sinais para decidir quem falaria. Foi para a tribuna o segundo da lista que usou os cinco minutos regulamentares. O primeiro autor, talvez não satisfeito com o desempenho do colega, quis justificar também. Daí rolou o maior bate-boca com a mesa.

Pois é! Acontece que o regimento da casa estabelece que apenas um autor pode usar o espaço de cinco minutos para justificar a propositura. Provavelmente, os vereadores envolvidos não perceberam que o limite de tempo é para a justificativa, não para os autores usá-lo a seu bel-prazer. Todas as proposituras devem ser justiçadas em cinco minutos no máximo. No entendimento dos reclamantes, determinadas proposituras poderiam ter mais tempo do que as outras, bastando ter mais autores. 

Olho no olho O regimento da Câmara estabelece que o vereador, exceto quando estiver na tribuna, deve se dirigir ao presidente. Na sessão desta terça-feira Carlinhos Sartori passou a exigir o cumprimento da norma. Quer ver o vereador lhe falando “olho no olho”. Aliás, tem gente que acha que Carlinhos deveria ser mais duro e fazer com que todos os vereadores seguissem o regimento, sem choro, nem vela.

Inédito O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira os dados do Censo da Educação Superior e mostrou que pela primeira vez, dos onze de existência do Censo, o número de concluintes de graduação, no Brasil, caiu 5,9% de 2012 para 2013. O número de alunos ingressantes cresceu 3,8%, porém uma taxa de crescimento menor à de 2012 que foi de 4,4%.

Dilma reage A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostrou Dilma com 38,1% (na anterior estava com 34,2%), Marina com 33,5% (tinha 28,2%) e Aécio com 14,7% (estava com 14,7%). Mantida a tendência, Dilma e Marina disputariam o 2º turno. Na simulação, Marina ficaria com 45,5% e Dilma 42,7%.

Leva no 1º turno Enquanto Aécio busca, de todas as maneiras, inverter a curva descendente das preferências eleitorais, Alckmin (PSDB), com falta d’água, propinoduto e companhia bela, continua imbatível em todas as pesquisas. No levantamento do IBOPE divulgado nesta terça-feira, o governador de São Paulo cravou 48% subindo um ponto percentual.

Vai escafeder-se? Skaff (PMDB) que tentou usar a tendência de crescimento das pesquisas anteriores, agora vai ter que buscar outras ferramentas, caiu de 23% para 18%. Padilha, a grande promessa de Lula, pulou de 7% para 8%, enquanto os petistas esperavam pela reação. Só uma catástrofe tira a vitória de Alckmin já no primeiro turno.

Passaporte Mantida a tendência do eleitorado pró-Aécio e a terceira colocação no primeiro turno, o grande nome para o PSDB em 2018 será o do governador Geraldo Alckmin, pois não terá nenhum nome forte do partido à sua frente conhecido nacionalmente e com a mesma experiência administrativa. 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

607 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções