Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
10/09/2014 | SAAE avança mais uma etapa dentro do processo de certificação IS0 9001

 

O SAAE (Serviço Autô­nomo de Água e Esgotos) recebeu nesta semana a visita de uma equipe de auditores que integram o quadro da Sanasa da Cam­pinas, cuja finalidade foi aferir detalhes do processo de qualificação da autarquia em sua determinação para receber o certificado de qualidade ISO 9001. Esti­veram visitando o SAAE o consultor técnico Anderson Luis Pinto, o consultor am­biental Ari de Souza Pratti, Dandare Manoel Pereira e Rafaela de Lima, assistentes administrativas.

Os auditores permane­ceram durante toda a terça­-feira, 02, nas dependências da autarquia, examinando documentos de vários seto­res, comercial, administra­tivo, financeiro, laboratório e setor de tratamento de água . Conforme explicou o engenheiro Manoel Carlos Ornellas, chefe de divisão de operação de sistemas e Gestor da Qualidade, com base nos resultados dos trabalhos realizados, será possível aferir se os procedimentos adotados até aqui para capacitar os servidores foram suficientes para atendimento das rígi­das normas organizacionais que envolvem este tipo de consultoria. “Teremos uma noção mais clara a respeito daquilo que está dentro de um patamar aceitável e aquilo que requer uma cor­reção de rumo”, comentou a respeito dos trabalhos.

O diretor-técnico Lucas Pereira Gardinalli, represen­tante da administração no processo de implantação da norma ISO 9001 disse que desde março, quando foram iniciados os trabalhos, os servidores dos vários departamentos passaram por vários processos de ca­pacitação. “Temos o apoio da SANASA, que nos tem dado as orientações necessárias sobre as diferentes etapas. É por isso que estamos sendo auditados pelo seu pessoal técnico”, esclareceu.

Ornellas lembrou ainda que a partir do início do processo até a aplicação das primeiras medidas efetivas para uniformizar e tornar mais eficientes os diversos procedimentos internos, decorreu um pe­ríodo de tempo para que fosse feita uma espécie de introdução a respeito das metas que passariam a ser perseguidas. À época do lançamento do programa, existia uma expectativa de que os trabalhos fossem concluídos até o final deste ano. Ornellas acredita que o prazo deverá ser mantido, embora saliente que a dire­ção da autarquia preconiza que tudo seja realizado sem atropelos, o que segundo ele oferece uma tranquili­dade maior para a condução dos trabalhos. “Estamos trabalhando com base em prazos pré-fixados, mas temos flexibilidade para alterar estes prazos caso isso se tornenecessário”, observou.

Lucas Pereira Gardinalli e dois dos consultores da SANASA

 

  As auditoras Dandare e Rafaela, quando trocavam informações com José Rubens da Silva, chefe de sessão do Tratamento de Água

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1132 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções