Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2024
Notícia
03/05/2016 | Netos de VictórioCoppos prestigiam abertura de exposição

 A abertura da exposição “Arquitetura e Arte de VictórioCoppos”, ocorrida na noite de sexta-feira, 29, reuniu autoridades municipais e familiares do homenageado. Dentre os presentes estavam Cezar Coppos e Vera Lucia Coppos, netos de Victório, que se emocionaram ao ver parte do trabalho do avô em evidência no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’.

A mostra foi aberta com os discursos do Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, do prefeito José Natalino Paganini, de Cezar Coppos e do curador da exposição, Eric Apolinário. Também marcaram presença o vereador Carlos Alberto Sartori, o artista plástico Péricles de Almeida, o bisneto de Menotti Del Picchia, Meno Del Picchia, a estudante de arquitetura Eloá Maximiano, que auxiliou nas pesquisas, vários arquitetos da cidade, estudantes de engenharia do IESI, da turma do professor Júnior, e outros convidados.

Ainda dentro da programação do evento ocorreu a leitura de um texto da filha do homenageado, Odette Coppos, que foi recitado pela artista Zuleica da Silva, do Grupo Zualê.

De acordo com o curador da exposição, Eric Apolinário, os documentos e desenhos de VictórioCoppos foram os que mais chamaram a atenção dos convidados durante a exposição, bem como as fotografias antigas e recentes de algumas obras do arquiteto.

A exposição “Arquitetura e Arte de VictórioCoppos” permanece disponível até o dia 30 de junho no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, que fica no interior do Parque Juca Mulato. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 13h às 17h15. Aos domingos das 8h30 às 11h30. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (19) 3863.0835.

“Gostaria de agradecer especialmente à estudante de arquitetura Eloá Maximiano, que me ajudou com as pesquisas técnicas específicas e também à funcionária Célia Franco, que me auxiliou na montagem da exposição”, finalizou Apolinário.

 

 

Sobre o arquiteto

VictórioCoppos nasceu em Itapira em 29 de Janeiro de 1890. Filho do pedreiro italiano GiácomoCoppos, aos sete anos já trabalhava com o pai e aprendia o ofício. Por volta de 1912, cursou em São Paulo a Escola Livre de Engenharia. Em Itapira, solidificou sua fábrica de mosaicos, granolite e ornamentos, na qual se executava qualquer trabalho de estilo arquitetônico, construções, plantas, fachadas, balcões, lambris, túmulos, detalhes, trabalhos em mármore, imagens, ladrilhos, etc. Sua oficina era contígua a sua residência, na Rua José Bonifácio, Nº106, atualmente, Rua Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa, Nº236.

Em meio século de trabalho por Itapira, Coppos transformou a paisagem urbana da cidade. Ainda hoje é possível observar algumas de suas obras como o sobrado da família Fiordomo, o sobrado construído para Joãozinho Bento, o sobrado do capitão Adolfo Cintra, o casarão do coronel Francisco Vieira, o Sanatório Américo Bairral, o portal do Cemitério da Saudade, capelas e túmulos, a mansão da família Galdi, a reforma e o obelisco da Loja Maçônica “Deus, Justiça e Caridade”, o sobrado da família Passarela, a capela do Salto, o Cruzeiro do Parque e o portal da antiga cadeia, atual Casa da Cultura.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1076 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções