04/05/2015 | Nino Marcati: Lavora che te fa beneO Dia do Trabalho é mais uma daquelas datas especiais que se destaca pelo feriado que proporciona. Não se vê mais as celebrações onde as empresas da cidade mostravam sua pujança e orgulhava seus trabalhadores. Não assistimos às grandes manifestações sindicais que abriam, nesse dia, pautas de reivindicações por melhores condições de trabalho. Hoje, alguns atos são esperados, mas a concentração de trabalhadores poderá vir de outros chamamentos como shows artísticos ou sorteios de grandes brindes. O Dia do Trabalho se transformou na sua antítese: o dia de folgar. Mas as datas especiais têm as suas utilidades, por exemplo, a de propiciar reflexões.
Habitualmente sempre que o assunto trabalho vem à tona, o foco acaba recaindo sobre aquele que o executa, o trabalhador. Afinal, faz parte da prática humana a de puxar, sempre que possível, a sardinha para a sua brasa. Buscarei o outro lado, o do trabalho propriamente dito.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
03/10/2022 - Luiz Santos: E se Lutero vivesse hoje?
26/09/2022 - Luiz Santos: 505 anos da Reforma Protestante: Tensão entre a Fé e a Política
19/09/2022 - Luiz Santos: Sobriedade
19/09/2022 - Luiz Santos: Lealdade