11/12/2011 | No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclearRenata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 2 toneladas de água radioativa vazaram da Usina Nuclear Genkai, no Sul do Japão. As informações foram confirmadas pelas autoridades do país. A agência japonesa de segurança nuclear informou ainda que a água radioativa vazou de uma bomba, mas foi contida dentro da usina.
Não há informações de que a água tenha atingindo áreas externas ao redor da usina. As preocupações sobre a segurança no setor de energia nuclear aumentaram no Japão desde os acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país.
Depois um terremoto e um tsunami, em 11 de março deste ano, os reatores da usina de Fukushima foram danificados e houve explosões e vazamentos nucleares no local. As autoridades japonesas reduziram em 85% as atividades da usina e esvaziaram nove cidades ao redor da central.
Também foram suspensas a produção e a comercialização de legumes, frutas, verduras, carne, leite e derivados da região. As autoridades do Japão determinaram ainda a revisão dos planos de desenvolvimento e uso de energia nuclear no país.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/11/2013 - Cidade filipina de Tacloban apresenta cenário de total destruição e desespero
20/09/2012 - Degelo recorde no Ártico coloca cientistas em "território desconhecido"
10/09/2012 - Aiea ressalta importância de parcerias na busca de soluções para impactos das mudanças climáticas
14/08/2012 - Seca leva Chile a discutir uso da água no país