13/03/2012 | Obama e Cameron discutem questões internacionaisO primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reúnem-se hoje (13) e amanhã, em Dayton (Ohio), depois seguem para Washington. Em pauta, a tensão causada pelo massacre no Afeganistão, a crise na Síria e as suspeitas que envolvem o programa nuclear do Irã. Cameron é o primeiro líder estrangeiro a viajar com Obama no avião oficial Air Force One.
Para analistas políticos, o convite para essa viagem é interpretado como sinal da existência de uma relação diferenciada entre os Estados Unidos e o Reino Unido. Cameron visita Obama acompanhado pela mulher Samantha.
Em Dayton, Obama e Cameron assistem a um jogo de basquetebol, do campeonato universitário – o esporte é o favorito do presidente norte-americano. Hoje (13) os dois se reúnem para conversar sobre os temas internacionais. O principal assunto é a tensão causada pelo massacre de 16 civis por um militar norte-americano no Afeganistão.
Obama e Cameron deverão tratar também da retirada das tropas estrangeiras no Afeganistão. A previsão é que isso ocorra a partir do fim de 2014. Porém, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse ontem (12) que não pode confirmar a saída dos alemães nessa data.
Tanto Obama quanto Cameron são contrários a novas intervenções militares. Ambos têm defendido a adoção do diálogo e da diplomacia, assim como das sanções internacionais, em vez de confrontos armados.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
27/03/2014 - Serra Negra será sede do Congresso dos Municípios
30/06/2013 - Confrontos entre aliados e opositores de Mursi matam sete no Egito
25/04/2013 - Farc agradecem apoio de americanos ao processo de paz na Colômbia
12/11/2012 - Europeus preparam semana de protestos contra medidas de austeridade