29/05/2012 | Otan informa que matou número 2 da Al Qaeda no AfeganistãoO comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou hoje (29) ter matado o homem apontado como o número 2 da rede Al Qaeda, no Afeganistão, o saudita Sakhr Al Taifi, também conhecido como Mushtaq Nasim. A informação foi divulgada em comunicado oficial nesta manhã.
Mushtaq Nasim era o responsável por liderar os combatentes estrangeiros e, segundo investigações da Otan, planejava os ataques a tropas internacionais e às forças afegãs. De acordo com o comunicado, ele foi morto por um disparo certeiro na província de Kunar, no Leste do Afeganistão.
No comunicado, a Otan destaca que a ação que resultou na morte do líder da Al Qaeda não atingiu civis que estavam na região nem causou danos materiais. De acordo com a organização, o saudita foi identificado como terrorista por transportar com frequência armas e equipamentos militares durante viagens entre o Afeganistão e o Paquistão.
No começo deste mês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o objetivo da Otan é "vencer a Al Qaeda e impedir a reconstituição do grupo terrorista" no território afegão. As tropas americanas, majoritárias na coalizão internacional, conseguiram eliminar vários líderes rebeldes.
Porém, há informações de que vários integrantes da Al Qaeda conseguiram proteção no Paquistão, no Iêmen e na região do Sahel, na África.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul