Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
11/11/2016 | Prefeitura de Itapira e Visafértil discutem implantação de compostagem de lixo orgânico no município

             O prefeito José Natalino Paganini recebeu na manhã de quinta-feira, 10, recebeu o presidente da empresa Visafértil, Ulisses Girardi, e representantes do Conselho de Defesa e Desenvolvimento Sustentável de Itapira – COMDEMA -- para discutir a implantação de um projeto piloto de compostagem de resíduos orgânicos. Segundo destacou Girardi, o objetivo é transformar um resíduo como o lixo orgânico domiciliar, que atualmente vai para o aterro sanitário, em adubo, conseguindo com isso proporcionar a criação de empregos e a geração de renda no município.

Para o prefeito Paganini, a adoção de um programa de compostagem no município pode ajudar a reduzir significativamente a quantidade de detritos encaminhados para o aterro sanitário. “Desta forma, podemos conseguir, ainda que em etapas, baixar o uso do aterro e consequentemente minimizar os impactos ambientais no município decorrentes do seu uso”, afirmou. Além disso, outros aspectos resultantes da técnica foram abordados na reunião. Segundo Girardi, ela enriquece a terra e oferece mais nutrientes para as plantas; ajuda a evitar queimadas; auxilia na agregação do solo; ajuda na aeração e na capacidade do solo de reter água e nutrientes, soltando-os lentamente para as plantas ao seu redor; melhora a drenagem nos solos argilosos e a retenção da água nos solos arenosos e ainda reduz a necessidade do uso de herbicidas e pesticidas.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. De forma sucinta, ela pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Paganini mostrou um grande interesse na realização de uma parceria para instituir a compostagem no município e indicou um grupo que será composto por técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Planejamento e Obras e do COMDEMA para iniciar uma articulação para formalização da parceria.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1281 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções