Na segunda-feira, 26, a Secretaria de Esportes e Lazer recebeu a visita de três professores de Educação Física chilenos, vinculados ao Grupo de Capoeira Cordão de Ouro. O grupo formado pelos educadores Jimmy, Astrid e Evely, esteve em Itapira atendendo ao convite do Contra Mestre Rodrigo Henrique da Silva. "Eles estavam de passagem pela região e participaram no fim de semana do Intensivão de Capoeira do Mestre Cícero, realizado em Campinas", explica o Contra Mestre Rodrigo Silva.
Os professores foram recepcionados pelo Diretor da SEL Flávio Boretti. "O projeto desenvolvido pelo Cordão de Ouro em Itapira é interessante. No Chile é bem mais difícil", destacou o prof. Jimmy ao Diretor da SEL, parabenizando Boretti pela ótima estrutura esportiva da cidade.
Segundo os chilenos, a Capoeira entra na parte cultural e recreativa nas faculdades e algumas escolas, desenvolvendo uma trajetória importante nos bairros periféricos . O Grupo Cordão de Ouro existe há 15 anos em Santiago, capital do Chile, e o prof. Jimmy abraçou o esporte há 6 anos. Ele domina bem a língua portuguesa, ao contrário das jovens Evely e Astrid.
Por falar em viagem, o Contra Mestre Rodrigo seguirá em agosto para o Chile, para ministrar uma semana de Cursos e Batizado.
Intensivão 2012
A Chácara Recanto dos Dourados, em Campinas, sediou de 23 a 25 de março, o Curso Intensivão 2012 de Capoeira. O evento contou com a presença do Grupo Cordão de Ouro/SEL, com o Contra Mestre Rodrigo Henrique da Silva. "Esperava um evento semelhante ao do ano passado, mas ao contrário a grandiosidade superou nossa expectativa, com participação de 4 países, Chile, Argentina, Alemanha e Japão", elogiou Rodrigo.
O sucesso demonstra a evolução do Grupo, tanto na quantidade de capoeiristas, como no trabalho de administrar as aulas do Cordão de Ouro, presente nos cinco continentes.
Na aula ministrada por Rodrigo, os 60 participantes, professores, Contra Mestres e Mestres, viraram crianças. "A ideia era que eles vivenciassem uma aula infantil", disse o itapirense, que de 01 a 10 de abril estará em Buenos Aires, na Argentina.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.