Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
02/06/2016 | Projeto Batutinha prepara comemoração dos 10 anos

 Programa mantido pela Casa das Artes atende 1.300 alunos da rede

municipal e fomenta desenvolvimento cognitivo e da cidadania

 

Prestes a completar 10 anos de atividades, o Projeto Batutinha, mantido pela Casa das Artes de Itapira, celebra também a consolidação de um trabalho voltado à inserção da música no cotidiano escolar das crianças e adolescentes.

 

O projeto foi criado em agosto de 2006 através de uma parceria entre a associação cultural sem fins lucrativos e a Secretaria Municipal de Educação de Itapira. Desde então, o trabalho ganhou corpo e multiplicou sua abrangência, deixando de atender somente os alunos do Ensino Fundamental, como ocorria no início, para também atuar junto aos estudantes do Ensino Infantil.

 

O aniversário do Batutinha, que é um dos carros-chefes em meio aos diversos projetos mantidos pela instituição, será celebrado no dia 5 de julho, durante nova edição da Mostra da Casa das Artes, na Escola Estadual Júlio Mesquita, no Centro. O tradicional evento representa a união de todos os trabalhos desenvolvidos pela associação, reunindo apresentações dos grupos de musicalização, instrumentos, grupos, banda e orquestra.

 

Atualmente, o Batutinha é desenvolvido nas 18 escolas municipais da cidade, atendendo a aproximadamente 1.300estudantes da rede com idade entre 4 e 14 anos. Ao todo, as atividades de musicalização e expressão corporal chegam a 70 salas e movimentam uma equipe pedagógica formada por 18 professoras, além de seis estagiárias. “Felizmente, chegamos ao nosso décimo ano de atividades com um trabalho bastante consolidado e aprovado pelos pais, pela Secretaria de Educação e pelos próprios alunos”, comemora o diretor artístico da Casa das Artes, maestro César Lupinacci.

 

Ele enfatiza que as aulas são gratuitas, mas dos alunos são exigidos os compromissos de frequência nas aulas e nos ensaios abertos e a participação nas apresentações ou concertos – que podem chegar a 60 ao longo do ano, em média. “É um trabalho sociocultural de extrema importância e que muito engrandece nossa comunidade, atrai os alunos para a música e mantém viva a arte”, destaca.Vale lembrar que um dos resultados práticos do Batutinha foi a criação da Cantada de Natal, evento que anualmente emociona um grande público no final do ano com apresentações temáticas que reúnem os estudantes a corais e músicos. As aulas também resultaram na formação de diversos grupos como Coral Batutinha, Fanfarra, Bate-Lata, Flauta e Expressão Corporal.

 

No desenvolvimento cognitivo dos estudantes, os ganhos são os mais diversos. Além do conhecimento da história da música, com valorização especialmente dos compositores da música popular brasileira, o Projeto Batutinha também fomenta o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação da cidadania dos alunos, como sociabilidade, disciplina, controle emocional, solidariedade e o trabalho em grupo. Também são trabalhados temas relativos à perpetuação das tradições folclóricas e difusão cultural, além da parte afetiva, de coordenação motora e, claro, descobrimento de novos talentos.

 

A coordenadora do projeto, professora Josiane Ferigatti Rossi, 32, enfatiza que ao longo dos últimos anos o projeto fomentou não só o desenvolvimento dos alunos, mas também dos próprios profissionais. “As mudanças vêm com a construção do projeto em si. É um trabalho constante de aperfeiçoamento da equipe, que acaba crescendo junto”, salienta. “Além da evolução dos alunos, percebemos também a evolução dos nossos professores, com encontros, capacitações e pela própria vivência”, complementa.

 

SOBRE A CASA DAS ARTES

Prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas, a Casa das Artes de Itapira é uma associação sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento artístico e sociocultural da comunidade. Sediada à Rua Campos Salles, 4, no Centro da cidade, a instituição conta com o apoio da Prefeitura Municipal e dos governos estadual e federal por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tendo como patrocinadores as empresas Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Tenneco e AllevardRejna, além da assessoria da Direção Cultura. Maiores informações no site www.casadasartes.art.br ou pelo telefone (19) 3813-3901.

 

Relacionamento com a imprensa: [email protected] | (19) 9.9307-4481

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1211 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções