19/07/2011 | Remoção de combustível nuclear de Fukushima iniciará até 2015TÓQUIO - O governo japonês disse nesta terça-feira, 19, que começará a retirar o combustível nuclear das piscinas de armazenamento na usina danificada de Fukushima Daiichi até no máximo 2015.
O governo também disse que irá considerar até janeiro o cronograma para o retorno de cerca de 80 mil moradores que foram retirados dos arredores da usina, disseram autoridades a jornalistas.
A Tokyo Electric Power Co., operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, elaborou em abril um cronograma de duas etapas e estabeleceu uma meta para trazer os reatores a um estado de "desligamento a frio", onde o urânio no núcleo não é mais capaz de evaporar a água usada para o resfriamento.
Autoridades do governo disseram que o Japão já cumpriu o primeiro critério de esfriar os reatores de forma estável, e que seguirão com sua meta de realizar o desligamento a frio dos reatores até janeiro.
Autoridades então iniciarão a limpeza e a retirada de combustível do local, 240 quilômetros a norte de Tóquio.
O desmantelamento dos reatores demorará mais de 10 anos, disse o ministro da Crise Nuclear, Goshi Hosono, a um comitê parlamentar nesta terça-feira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/11/2013 - Cidade filipina de Tacloban apresenta cenário de total destruição e desespero
20/09/2012 - Degelo recorde no Ártico coloca cientistas em "território desconhecido"
10/09/2012 - Aiea ressalta importância de parcerias na busca de soluções para impactos das mudanças climáticas
14/08/2012 - Seca leva Chile a discutir uso da água no país