A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) decidiu antecipar as férias escolares para o dia 2 de maio nos colégios da rede pública ocupados por estudantes. Nas outras unidades, o recesso ocorrerá no período de 1º a 27 de agosto, conforme o calendário escolar. As escolas que estão ocupadas atualmente terão que funcionar em agosto.
O governo do Rio diz que há 57 escolas ocupadas em todo o estado. Segundo a Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel), o total chega a 64, segundo publicação em sua página no Facebook. O movimento começou com a ocupação do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, no dia 21 de março.
Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, ocupado desde o fim de março
O secretário de Educação, Antonio Vieira Neto, já recebeu estudantes de colégios ocupados e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) para ouvir as reivindicações.
A secretaria se comprometeu a adotar algumas medidas caso as escolas sejam liberadas. Entre as mudanças está a garantia de mair participação dos estudantes nas decisões escolares, com a organização de grêmios e o fortalecimento dos conselhos escolares.
Greve
Os profissionais da rede estadual de Educação, em greve desde o dia 2 de março por melhores condições de trabalho e ensino decidiram hoje (19), em assembleia, manter a paralisação. A próxima assembleia geral está marcada para o dia 28. No mesmo dia, a categoria fará um protesto unificado em frente à sede do RioPrevidência, no centro do Rio, para exigir a regularização do pagamento dos aposentados e pensionistas do estado que recebem mais de R$ 2 mil líquidos. Por causa da crise econômica do governo do Rio, esses inativos só receberão os vencimentos de março até o dia 12 de maio.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/secretaria-de-educacao-do-rio-antecipa-para-maio-ferias-nas-escolas-ocupadasDouglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.