Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
17/12/2014 | Técnica da Cisbra traz ensinamentos sobre compostagem de lixo orgânico

Um processo tido como fundamental para a aplica­ção prática da Lei dos Resí­duos Sólidos, a destinação correta da maior parte do chamado lixo orgânico para realização da compostagem (sobras de comida de ori­gem vegetal como arroz, feijão e macarrão, restos de jardinagem como gra­ma, folhas, flores e arbusto, guardanapos , papel toalha sem gordura, papel jornal, palhagem, serragem, borra de café, farinha, pão, casca de ovos, vegetais cozidos, bolos secos, cinza e carvão moído, bolachas não reche­adas, erva mate, bolos secos sem chantili e recheio, além de restos crus de vegetais como cascas, sementes e folhas), foi apresentado na manhã de terça-feira, 09, na sede da Secretaria de Agricultura, Abasteci­mento e Meio Ambiente pela bióloga e engenheira ambiental Sandra Cristina Dimis Santos, do quadro técnico do Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Sanea­mento Básico da Região do Circuito das Águas). Segun­do informou a engenheira, desde setembro passado o Cisbra vem patrocinando este tipo de palestra para todas as 12 cidades associa­das. Itapira foi a de número oito, conforme revelou.

Ela falou para um público em torno de 14 pessoas entre ambientalistas, fun­cionários da SAMA e interes­sados. Participou também o vereador Joilson Batista Militão da Silva (PSDB).

O secretário titular da SAMA, José Alair de Oliveira, recepcionou os convidados, em especial à palestrante e sua assistente, Marília Tedeschi. Durante pouco mais de uma hora, Sandra Cristina fez uma abordagem sobre a importância das pessoas se habituarem a realizar o processo de com­postagem em casa, ensinou como se faz o procedimento de forma correta e ao final ainda realizou uma demons­tração prática, utilizando “composteiras”, um vasi­lhame de plástico duro, em formato retangular, onde são colocados os rejeitos. Ela entregou na forma de donativo, um conjunto de três composteiras, doadas pelas Indústrias Ypê, parceira do projeto. A intenção era sortear os utensílios entre os participantes da palestra mas, atendendo sugestão do secretário, a visitante fez uma doação, para que o material seja utilizado em processo de capacitação de outros interessados.

A técnica informou que mais da metade do lixo que vai aos aterros sanitá­rios ou lixões é composto por material orgânico que pode ser reaproveitado. O material resultante do processo natural de fer­mentação deste material se torna adubo orgânico de alto valor nutricional para plantas em geral, um composto sólido e outro líquido. Sandra explicou que quando se adiciona minhocas ao processo, ele dura em média 90 dias. Sem as minhocas pode chegar a 120 dias, daí a sugestão para que as pessoas inte­ressadas tenham quatro composteiras em casa. Em residências onde existe quintal, o processo pode ser realizado de outra forma. Sandra disse ainda que onde tem feito esta palestra, as pessoas têm demonstrado muito interesse. “Fiquei surpresa com o nível de aceitação da proposta”.

Ainda segundo ela, mui­tas pessoas realizam hoje em dia plantio de algumas variedades de verduras e hortaliças em vasos utili­zando a mistura do que conseguiram juntar em casa. O material sólido deve ser adicionado com terra, en­quanto que o líquido deve ser adicionado a água na porcentagem de dez por­ções de água por uma do composto.

José Alair de Oliveira considerou a visita mui­to oportuna e prometeu iniciar um processo de multiplicação destas in­formações para públicos específicos. “Seguramente temos muitos setores da nossa comunidade que re­ceberão de braços abertos este tipo de capacitação. Vamos planejar melhor esta questão, priorizando grupos de pessoas que possam se beneficiar deste processo, como por exem­plo, os muitos pequenos agricultores de nossa ci­dade que vivem da venda de verduras”, adiantou.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1237 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções