A votação de hoje (26), no estado do Rio Grande do Norte, terminou exatamente às 17h, no horário local (18h no horário de verão). Às 17h15, os primeiros resultados da apuração dos votos foram divulgados na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
O presidente do tribunal, desembargador Virgílio Macedo, considerou que, no geral, a votação transcorreu tranquila em todo o estado. A única exceção, segundo o magistrado, foi o assassinato ocorrido dentro de uma seção eleitoral, no município de Mossoró, às 9h.
Macedo destacou, no entanto, que esse episódio não pode ser considerado um problema eleitoral porque, de acordo com a polícia, o crime não teve caráter político-eleitoral. Até o final da tarde, 25 pessoas tinham sido presas por crimes eleitorais, a maioria por boca de urna.
?O quesito segurança foi muito bem montado no segundo turno. Não tivemos nenhum trauma, nenhuma notícia que pudesse sensibilizar a população. Não tivemos notícia bombástica, nem nas redes sociais, em relação à segurança?, segundo o desembargador sobre o esquema que envolveu a Polícia Militar e o Exército.
De acordo com o TRE-RN, 64 urnas apresentaram defeito e 51 tiveram que ser trocadas (28 delas biométricas). Segundo Macedo, a votação biométrica não teve problemas no estado e as grandes filas que se formaram no primeiro turno deveram-se mais à quantidade de candidatos (cinco) do que à tecnologia de identificação do eleitor, por meio da impressão digital.
Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/tre-rn-considera-votacao-tranquila-apesar-de-assassinato-em-mossoro
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.