Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Agosto de 2025
Notícia
30/06/2014 | Um itapirense torcendo do outro lado do mundo

  

Há praticamente três décadas longe de casa, o itapirense Hélio Moino não esquece suas raízes. Mesmo em Xangai, onde reside e trabalha desde 2003, sua torcida pela seleção brasileira tem a mesma intensidade dos tempos de juventude.

Apesar da distância e do fuso horário – Xangai, na China está 11 horas a frente do horário brasi­leiro – Hélio Moino não deixa de ver os jogos do Brasil e de outras sele­ções. Através da rede social Facebook explicou como é torcer pela sele­ção de seu país mesmo estando há milhares de quilômetros. “Acompa­nho os jogos mesmo a distância, e devido ao fuso, em horários muito desconfortáveis”, revelou. “Os jogos desta primei­ra fase têm começado à meia-noite, ou três ou ainda às seis da manhã”.

Por ser uma cidade que concentra grandes multinacionais, Xangai conta com um grande número de brasileiros. E, para não perder o ânimo, em dia do jogo do Brasil, como acontece por aqui, grupos se reúnem para engrossar a torcida. “So­mos aproximadamente 500 famílias brasileiras em Xangai, porém pequenos grupos de seis ou oito famílias mais próximas se reúnem nas próprias casas ou em ‘sportbars’ para acompanhar a se­leção”, conta. ”Muito interessante também é que a comunidade inter­nacional em Xangai é mui­to grande e temos bons amigos da Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgicae, acredite ou não, até da Argentina”.

Para o jogo deste sá­bado, 28, contra o Chile, Moino já tem programa­ção definida. “Neste sába­do, por exemplo, contra o Chile, é aniversário de um amigo de origem belga e o churrasco está previsto começar às 18 horas no horário daqui, que corres­ponde às sete da manhã do Brasil, e continuar ate o início da partida que será à meia-noite no horário da China. É uma festa e a convivência é excelente, toda brincadeira sutil é muito bem vinda”.

E, para torcer e, por­que não, provocar os amigos multinacionais, Moino tem usado uma camisa bem conhecida no mundo inteiro. “O Pelé, ele mesmo, o Rei, esteve na China, em Pequim, há cerca de três semanas, mais precisamenteno dia 03 desse mês, para algumas reuniões de ne­gócio e divulgação da marca Pelé na Ásia e eu tive a honra de ser um dos poucos privilegiados bra­sileiros a ser convidado para este evento”, conta. “Infelizmente, devido a minha agenda e algumas reuniões previamente marcadas no Canadá, não foi possível partici­par desse encontro, mas a surpresa boa foi o presen­te, uma camisa enviada pelo Rei, que passou a ser meu uniforme oficial nos jogos do Brasil, é o modelo usado por ele no mundial de 1970 e que tem dado sorte até agora”.

Sobre a preferência chinesa por esta ou aquela seleção, Moino explica que por lá não torcida por seleções específicas. “Por aqui não torcem por seleções, mas por jogadores e a preferên­cia por Neymar e Messi é bem parecida, ambos dividem a preferência dos chineses”, frisa.

Maratona

Atualmente Hélio Moino ocupa a posição de diretor executivo na Voith, uma multinacional alemã que produz turbinas e gera­dores para usinas hidro­elétricas. Apesar de estar em Xangai desde 2003, a maratona internacional do itapirense começou em 85. “Eu e a Soraia estamos em Xangai desde 2003, portan­to aproximadamente há 11 anos, mas comecei minha maratona internacional em 1985, quando morei no Sul da Alemanha”, expli­ca. “Tive oportunidade de morar nos Estados Unidos em 1994 e nos últimos anos o foco tem sido a Ásia”.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

3162 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções